sexta-feira, abril 21, 2017

Voo de Parnaíba a Itamaracá leva peixe-boi encontrado encalhado em Luís Correia

O mamífero ainda é um filhote. O voo para Itamaracá em Pernambuco levou peixe-boi que ficou encalhado em praia de Luís Correia. 'Neste estágio de vida o peixe-boi necessita de cuidados bastante específicos'.

Peixe-boi marinho encontrado encalhado na praia em Luís Correia, litoral piauiense. - Foto: Chico Rasta
O peixe-boi que encalhou na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, no último dia 15 e que foi avistado por turistas na praia de Atalaia foi transportado para Itamaracá (PE) nesta quinta-feira (20/04) para receber os cuidados necessários no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).

Os turistas que encontraram o mamífero tentaram reintroduzi-lo ao mar, mas a equipe do Projeto Pesca Solidária foi acionada novamente no dia 16 quando ocorreu novo encalhe. Trata-se de um filhote ainda com cordão umbilical, fêmea, medindo 1,28 m, pesando cerca de 50 kg, com menos de um mês de idade.
“Neste estágio de vida o peixe-boi necessita de cuidados bastante específicos e especializados pois em ambiente natural ele estaria aos cuidados da mãe até completar os dois anos de idade. É um mamífero, então a alimentação dele seria o leite materno, mas infelizmente ele deve ter se desprendido da mãe e por causa da sua inexperiência não conseguiu sobreviver ao mar”, informa Liliana Souza, bióloga responsável pelas pesquisas com o peixe-boi marinho no Pesca Solidária.

O transporte do mamífero para Pernambuco está sendo uma ação conjunta de Comissão Ilha Ativa, através do projeto Pesca Solidária, Base Peixe-boi, ICMBio, Apa Delta do Parnaíba, Cepene, Governo do Estado, Aquasis e do Deputado Estadual Dr. Hélio.

O voo aconteceu nesta quinta-feira (20) às 10h a partir do aeroporto internacional Dr. João Silva Filho em Parnaíba (PI).

Jornal da Parnaíba com informações do Pesca Solidária

Nenhum comentário: