quarta-feira, abril 12, 2017

Técnico do Parnahyba é o primeiro do país a ter contrato registrado na CBF

Fernando Tonet, técnico do Parnahyba (Foto: Renan Morais)
O técnico Fernando Tonet foi o primeiro treinador do país a ter um contrato registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O nome do treinador do Parnahyba, clube que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em maio, apareceu no BID no começo da tarde desta quarta-feira. O registro de técnicos no sistema da CBF é uma novidade na temporada que exige dos times das séries A, B, C e D manterem regularizados os vínculos de trabalho dos treinadores.

- O contrato de Fernando Tonet foi o primeiro a ser gerado no sistema e caiu no BID. Os documentos enviados são os mesmos dos atletas. Só tem um outro contrato gerado, o do técnico da Ponte Preta (Gilson Kleina), gerado no final da tarde de terça - explicou o diretor de registros da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Anderson Sousa.

O registro de treinadores foi aprovado pelos clubes participantes do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C nos conselhos técnicos realizados no mês de fevereiro. Os regulamentos específicos das três competições, além da Série D, traz essa exigência.

Desde a última segunda-feira, o sistema foi aberto. Com a ferramenta, os técnicos terão mais segurança em seus contratos e benefícios como previdência e seguro de vida, assegurados pelo órgão máximo do futebol nacional. O registro para treinadores é um dos pedidos da Lei Caio Júnior, que ainda corre em Brasília para ser aprovada - a emenda é de autoria do deputado José Rocha (PR/BA). 

Fernando Tonet está no Parnahyba desde o ano passado, quando comandou o time na Série D do Brasileiro, sendo eliminado na segunda fase do torneio. O treinador continuou no clube e conquistou o primeiro turno do Campeonato Piauiense - foi o único técnico do futebol piauiense que não perdeu o emprego na temporada. Essa foi a segunda passagem dele no time piauiense, em 2014 acabou demitido depois de perder na final da Taça Estado do Piauí.  Alecrim-RN, Vilavelhense-ES, Serra-ES, Piauí e São José-PR foram outras equipes da carreira do técnico de 46 anos.

- Assinei o contrato ontem (terça) e foi dado entrada. É uma grande conquista para a classe dos técnicos de futebol aqui no Brasil, e eu fico muito feliz por fazer parte dessa história. A partir de agora, teremos um pouco mais segurança e algumas garantias que antes não tínhamos - comentou Fernando Tonet.

Fonte: Globo Esporte | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: