terça-feira, abril 18, 2017

Presidente da ZPE em Parnaíba alerta: 'é preciso desmistificar a exportação no país'

Com apenas 2 empresas instaladas, ZPE de Parnaíba começa a ter sua viabilidade questionada; O Presidente alerta: 'é preciso desmistificar a exportação no país'.

Presidente da ZPE em Parnaíba, Paulo Cardoso (Foto: Roberta Aline)
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é uma oportunidade investimento e de desenvolvimento econômico no Piauí, que fica em Parnaíba, no litoral piauiense. Esse espaço é dedicado a instalação de indústrias.  O presidente da ZPE em Parnaíba, Paulo Cardoso, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (18), disse que a zona veio para desmistificar a questão da exportação no Estado.

Cardoso destaca que a ZPE é um empreendimento que trará grandes negócios ao Estado, além da geração de renda e empregos. O local permite a instalação de 100 indústrias. No próximo ano, em Parnaíba, ocorrerá a XI União Nacional das ZPE's.

Para Cardoso, o tema "exportação" ainda é considerado um tabu no Brasil. "A ZPE vem com essa oportunidade de desmistificar isso e a aproximar o tema do pequeno, médio e grande empreendedor, daquele empreendedor que tem um produto regional, piauiense, e que tem interesse de ver o seu produto sendo consumido lá fora, no exterior, e que nunca teve a oportunidade desse negócio. Então, a ZPE traz uma infraestrutura física, lógica e de apoio", comentou o presidente.
Presidente da ZPE em Parnaíba, Paulo Cardoso no Jornal do Piauí (Foto: Roberta Aline)
Questionado sobre a pequena quantidade de indústrias instaladas, apenas duas, Cardoso esclareceu que "depende muito do empresário".

"O Governo do Estado tem apoiado com a infraestrutura, mas acontece, de fato, é que o  empresário precisa despertar a vocação que o Piauí, que a região tem, na sua natureza.  Nós estamos diante de um Estado que produz muitos alimentos naturais e orgânicos, estamos próximos de canais irrigados, que é muito apreciado pelo comercio exterior, temos o mel, a castanha.  Podemos processar e exportar através da ZPE", disse Cardoso.

Sobre os benefícios, além da infraestrutura de apoio logístico, e o canal de negociação dos empresários aqui instalados e no exterior, Cardoso destaca ainda a isenção tributária.

"A ZPE de Parnaíba está funcionando, duas indústrias já estão instaladas, e temos autorização para o funcionamento desde o ano passado. De fato, o país, nesse momento, a economia precisa alavancar a sua economia. Nós vimos com essa ZPE uma possibilidade de investimento", disse Cardoso. 

Por Carlienne Carpaso/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: