segunda-feira, abril 24, 2017

Inauguração do Obelisco do Centenário

Inauguração do Obelisco do Centenário em comemoração
ao 1º centenário da elevação da antiga Vila de São João
da Parnaíba a categoria de cidade com o atual nome de
Parnaíba.
Aos vinte e seis dias do mês de dezembro do ano cristão de mil novecentos e quarenta e quatro, nesta cidade de Parnaíba, sede do município e cabeça da comarca do mesmo nome, no estado do Piauí, República dos Estados Unidos do Brasil, sendo Presidente da República, Interventor do Estado e Prefeito do Município os Exmos. Srs. Drs. Getúlio Dorneles Vargas, Leônidas de Castro Melo e Mirócles Campos Véras, realizou-se a solenidade da inauguração deste obelisco, mandado construir pela Prefeitura Municipal da cidade, no centro da Praça de Santo Antônio, em comemoração da passagem do primeiro centenário da elevação da antiga Vila de São João da Parnaíba à categoria da cidade com o seu atual nome de Parnaíba.

O Prefeito da cidade, falou, de inicio, saudando o Exmo. Interventor Federal e enaltecendo as qualidades de operosidade, intrepidez, tenacidade e civismo do povo parnaibano a cujo patriotismo se atribui, com justiça, o grande conceito de que a sua terra goza no seio do país e no estrangeiro.

Substituiu-o, na tribuna, o professor João Batista Campos, que falou sobre os motivos que justificavam a ereção do monumento.

Finalizando, o Exmo. Sr. Dr. Interventor Federal declarou a sua admiração pela terra parnaibana e sua gente, numa emocionante e honrosa oração.

De tudo lavrou-se esta ata.

• Foi autor do projeto do monumento, o engenheiro João Aragão.

O acontecimento, que teve grande repercussão no Estado e foi comemorado com festas cívicas de alta significação, e com inauguração de várias obras, entre as quais se conta este que servirá de marco inicial das futuras realizações do laborioso povo parnaibano e de sua administração.


Estiveram presentes à cerimônia o Exmo. Sr. Interventor Federal e altas autoridades no Estado, auxiliares de seu governo, o prefeito da capital do Estado, representantes dos prefeitos dos vários municípios piauienses, ilustres membros do clero piauiense, autoridades locais, representantes de todas as classes sociais de Parnaíba, alunos de todos os estabelecimentos de ensino secundário, profissional e primários, existentes na cidade, grande massa de operários e de povo.

Por Moacir Ximenes | Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: