sábado, abril 29, 2017

FFP e clubes do Piauí homenageiam vítimas de acidente de trabalho

FFP e clubes que disputam o estadual homenageiam vítimas de acidentes de trabalho

Neste sábado (29) serão disputados dois jogos da sétima e última rodada do returno do Campeonato Piauiense. Piauí, 4 de Julho, Flamengo e Parnahyba entram em campo para definir quais equipes irão avançar para as semifinais da competição, junto com River e Altos, já classificados.

Porém, antes do apito inicial, os clubes irão respeitar “um minuto de silêncio” em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. A medida, que faz parte da Campanha Abril Verde, visa atender a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a CBF e vem ocorrendo em todos os jogos de futebol disputados em território nacional desde a última quarta-feira (26). A homenagem também aconteceu no duelo entre Altos e River, realizado hoje (28).

Desde o início deste mês, os sete clubes que disputam a Série A do Campeonato Piauiense têm entrado em campo com faixas alusivas à Campanha Abril Verde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas como a melhor maneira de evitar doenças e promover a segurança no ambiente de trabalho. 

Entenda a campanha
O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

A escolha do mês de abril ocorreu devido ao dia 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

Jornal da Parnaíba
Postar um comentário