sexta-feira, março 10, 2017

Senador defende fortalecimento regional por meio do Projeto Vila do Leite

O Elmano Férrer defende fortalecimento regional por meio do Projeto Vila do Leite nos Tabuleiros Litorâneos.  

O senador Elmano Férrer (PMDB) esteve reunido com o Diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Roberto Otto Penna Massler, e técnicos do órgão tratando sobre a Implantação do Projeto Vila do Leite, no Projeto de Exploração Hidroagrícola do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba.

“Estamos buscando as soluções necessárias para possibilitar a retirada das unidades de produção de leite da área urbana da cidade de Parnaíba para áreas do perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos. A transferência destas vacarias para o Distrito de Irrigação seria a primeira experiência de pecuária leiteira em perímetro de irrigação. É um desafio, há necessidade de suporte financeiro e logístico. Estamos fazendo gestão junto aos órgãos responsáveis para suprir essa demanda dos pecuaristas da região de Parnaíba”, explicou o senador.
Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí - Ditalpi (Foto: Jornal da Parnaíba)
O parlamentar vem articulando a implantação do projeto e iniciou o trabalho em 2015. Durante o segundo semestre daquele ano, o senador esteve em reunião no Ministério da Integração Nacional para buscar recursos para o projeto Vila do Leite e os Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba. Durante a reunião, Elmano Férrer explanou a necessidade de promover o desenvolvimento do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, importante área para o cultivo de agricultura orgânica no Piauí. Além disso, a viabilidade de transferência dos produtores de leite da zona urbana para área dos Tabuleiros Litorâneos. Ao final da reunião, o Ministério da Integração Nacional se comprometeu em destinar recursos na ordem de R$ 1,1 milhão para Vila do Leite e R$ 8 milhões para obras no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos.

Em 2016, Elmano Férrer realizou, em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, uma reunião técnica com propósito de contribuir para uma agenda de trabalho para contribuir com o desenvolvimento da região do litoral piauiense. Desse evento, que contou com a presença do governador Wellington Dias, senadores, deputados estaduais e federais, representantes de entidades, pecuarista da Vila do Leite e integrantes do distrito de irrigação, ainda sugiram outras demandas, que o senador segue trabalhando para a região.

Por Thaizys Val | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: