sexta-feira, março 03, 2017

Litoral do Piauí recebeu cerca de 120 mil turistas para curtir o carnaval

Hotéis alcançaram uma média de 99% de ocupação, sendo assim um dos indicativos do êxito alcançado.
Os resultados alcançados com o Carnaval do Litoral do Piauí são positivos. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) pasta responsável pela coordenação dos demais órgãos envolvidos no trabalho de orientação, prevenção e segurança, a região litorânea recebeu cerca de 120 mil turistas para curtir a folia de momo. Entre os visitantes, além dos piauienses, turistas de São Luís, Sobral, Pará, Tocantins e outras localidades se deslocaram para um dos maiores carnavais do Nordeste.

A Setur, em parceria com os órgãos da Sesapi, Segurança, Corpo de Bombeiros, ATI, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Eletrobras, Agespisa, Ccom, Prefeitura de Luís Correia e outros, realizaram um grande trabalho em conjunto para receber com segurança e estrutura o folião. Um Centro Integrado de Segurança foi montado para facilitar o trabalho de todos, já que apresentava uma maior praticidade com a presença de delegados e escrivães no local. A Polícia Militar teve um efetivo de 153 homens, 24 carros, 10 motos e 01 aeronave durante os dias do evento, 1.080 pessoas foram abordadas, 3.691 veículos sendo 38 removidos.

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, comemora as ações dos órgãos e os resultados obtidos neste carnaval. “Estamos muito felizes. Mais uma vez, fizemos uma grande festa, muitos turistas elogiaram as nossas praias, limpezas, as placas de sinalização, muitos colaboraram com a campanha desenvolvida para manter a limpeza, tudo isso é uma somatória de muito esforço e dedicação de todos”, pontua, acrescentando que um total de 90 placas, entre 30 grandes e 60 com tamanho menor, foram distribuídas no litoral, trazendo imagens e cores. Praias como Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado e Barra Grande receberam a sinalização, assim como a Árvore Penteada.

Com a temática "Carnaval Sem Acidentes”, foram realizados os trabalhos de alerta sobre os riscos da embriaguez ao volante, excesso de velocidade, uso dos equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança foram alguns tópicos abordados pelos educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Hotéis
Outro setor que também movimentou neste carnaval foi a rede hoteleira, que alcançou uma média de 99% de ocupação, sendo assim um dos indicativos do êxito alcançado. “Esse é mais um ponto em que podemos sentir o quanto foi positivo todo o trabalho. O crescimento da economia local, nos traz uma grande força para continuar”, acrescenta o secretário, lembrando ainda que a Secretaria promoveu festas em pontos do Litoral, como na praça de Barra Grande, durante todos os dias de carnaval.
A rede wi-fi do litoral ofereceu internet móvel gratuita instalada pela Agência de Tecnologia da Informação em mais de 10 pontos na região como a Praça de Barra Grande, Coqueiro, Parnaíba e Ilha Grande. O reforço na assistência hospitalar definido pela Sesapi para atendimento aos foliões durante o Carnaval também mostrou êxito na ação. Somente o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, registrou uma média de 400 atendimentos por dia, da clínica médica a acidentes automobilísticos. Os dados preliminares são referentes ao período entre o primeiro e último dia de carnaval.

Barra Grande
Um dos destinos mais paradisíacos do nosso litoral, a praia de Barra Grande, localizada no município de Cajueiro da Praia, também concentrou diversos turistas durante o carnaval. Conhecida pelos ventos fortes durante todo o ano, ideal para a prática de kitesurf, a localidade recebeu shows musicais gratuitos durante todos os dias.

A programação foi bem eclética. Do forró ao rock, do reggae ás marchinhas de carnaval, teve de tudo um pouco. Nomes como In Nature, Camille Rio Lima, Full Reggae, Cojobas, Anderson Rodrigues, Mary Jane, Roraima, Ferdinand Melo passaram pela praça principal de Barra Grande, onde foram realizados os shows.

Segundo o secretário Flávio Nogueira Júnior, a ideia era que o turista que visitasse o local também conhecesse um pouco dos nossos atrativos culturais. “Barra Grande tem uma praia linda e que é mundialmente conhecida. São várias as pessoas que vão para lá, seja em busca de tranquilidade típico da vila de pescadores, seja atrás dos ventos ideais para a prática de kitesurf. Por isso, proporcionamos esses shows, em praça pública, que iniciaram sempre as 17h e encerravam à meia-noite”, comentou ele.

Andriane Moronny veio da França para curtir o carnaval em Barra Grande. “Já tinha vindo com o meu namorado em outra época e gostamos muito. Tanto que resolvemos voltar. E adoramos esse clima hospitaleiro das pessoas, essa simplicidade e receptividade. Não conhecia essas marchinhas, mas são contagiantes”, disse ela, que não ficou parada durante o show de Roraima. 

Jornal da Parnaíba

2 comentários:

Roberto disse...

muito bom....so um detalhe: secretario,cade as bandas locais nesses eventos? ou para o senhor, so existem as de teresina? seja mais coerente!

Anônimo disse...

Concordo.