terça-feira, março 28, 2017

Decisão do turno: FFP emite Nota de Esclarecimento sobre possível erro de arbitragem

Arbitragem responsável pela decisão entre Parnahyba e Altos (Foto: Walter Fontenele)
A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Piauí - CEAF enviou comunicado a nossa redação anunciando que tomou providências acerca da arbitragem do jogo entre Altos e Parnahyba que decidiu o campeão da Taça Estado do Piauí.

Aos 41 minutos do segundo tempo houve um lance polêmico de um gol anulado pelo bandeira e confirmado pelo juiz.

Leonardo Marques Fortes foi o árbitro principal. Mauro Cezar Evangelista de Sousa e Marcio Iglesias Araújo Silva foram os assistentes. O quarto árbitro ficou a cargo de Diego da Silva Castro. O árbito Leonardo Marques e o bandeira Mauro Cesar estão afastados conforme diz a nota da FFP.

Na opinião do Jornal da Parnaíba o lance foi impedimento sim. Se observarmos bem a jogada o impedimento não ocorreu no primeiro chute onde as TV`s paralisam o lance para mostrar que o jogador do Altos está em condições de jogo e que por isso o gol seria legal. Ocorre que na trajetória da bola dois jogadores se atiram na bola, um do Parnahyba e outro de Altos e o jogador do Altos, Mauro Santos, toca na bola, inclusive mudando levemente a trajetória e nesse momento o jogador do altos, Joelson, que viria a marcar aos 41 minutos e que estava em deslocamento, já estva em impedimento. Portanto o gol foi ilegal. Foi esta interpretação dada pelo bandeira Mauro Cezar Evangelista Sousa de forma correta e confirmado pelo juiz Leonardo Marques. Clique aqui e veja o lance completo e tire suas conclusões.
Nesse instante da foto, a bola esta passando entre os dois jogadores e toca em baixo do atleta do Altos, o que configura um novo lance e neste momento o autor do gol já está em impedimento.
Veja na integra a Nota de Esclarecimento enviada pela FFP.- Federação de Futebol Piauiense. Para ver o documento original, clique AQUI.

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO PIAUÍ - F.F.P 
COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL - CEAF - PI 
 CAMPEONATO PIAUIENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL -2017 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Piauí- CEAF, vem trabalhando ao longo dos últimos anos com uma série de medidas visando aperfeiçoar o nível da atuação dos árbitros e assistentes em competições locais e Nacionais. 

Este ano, já foram realizadas a pré-Temporada local, com a participação da instrutora FIFA Ana Paula Oliveira e o Programa de Treinamento Nacional de Arbitragem com as presenças de Milton Otaviano, Ricardo Almeida e do instrutor físico Gilson Ornelas, todos da Escola Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Durante quatro dias foram abordados temas das regras do futebol, principalmente sobre as regras 11 (impedimento) e 12 (Faltas e Incorreções), além de provas teóricas, análise de vídeos e práticas de campo. 

Os árbitros buscam acertarem o máximo possível para minimizar os equívocos. Contudo, sabemos que os erros repercutem mais porque mexem com emoção de jogadores, dirigentes e torcedores. Os árbitros além de não errarem de propósito, eles dependem das boas atuações para serem mantidos nas escalas e trabalharem nas partidas seguintes. 

Após a partida Altos x Parnahyba, realizada ontem, dia 26 de março de 2017, estamos analisando o vídeo do jogo, para dirimir possíveis dúvidas ou questionamentos que geraram polêmicas. Até lá, o árbitro e o árbitro assistente nº 1 ficarão afastados. A Comissão de Arbitragem confia na honestidade de todos os árbitros e não dúvida da lisura desses profissionais nas suas atuações. 

TERESINA (PI), 27 de MARÇO de 2017.

José Steifel de Araújo Silva
Presidente da CEAF/PI

Carlos Lustosa Filho
Membro do CEAF/PI

José Valmir dos Santos Xavieir
Membro do CEAF/PI
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: