quinta-feira, março 09, 2017

Altos, River e Parnahyba conhecem adversários na Série D; Tubarão cai em grupo forte

Depois de muita espera, foram divulgados, no início da noite desta quinta-feira (9), os grupos e a tabela básica da Série D do Brasileirão 2017. 

O torneio começa no dia 21 de maio e contará com recorde de equipes do Piauí, que tem direito a duas vagas por indicação da federação e a presença do River, rebaixado da Série C no ano passado. Todos os representantes foram definidos ainda no ano passado. 

São 68 clubes participantes em 17 grupos. Os líderes de cada chave avançam para a segunda fase junto com os 15 melhores segundos colocados. Daí em diante, o torneio segue em mata-mata, com jogos de ida e volta, que começam em julho.

Veja os grupos dos times piauienses:

GRUPO A4
ALTOS (PI), Cordino (MA), Santos (AP) e Tocantins (TO)

GRUPO A5 
RIVER (PI), Uniclinic (CE), Potiguar (RN) e Maranhão (MA)

GRUPO A6
PARNAHYBA (PI), América (PE), Globo (RN) e Guarani, de Juazeiro do Norte (CE)
Os quatro semifinalistas sobem para a Série C de 2018. São necessários 12 jogos para um clube subir de divisão.

Confira as partidas dos times piauienses:
Grupo A4 - ALTOS
21/05 - Tocantins x Altos
28/05 - Altos x Cordino
04/06 - Altos x Santos
11/06 - Santos x Altos
18/06 - Cordino x Altos
25/06 - Altos x Tocantins

Grupo A5 - RIVER
21/05 - River x Uniclinic
28/05 - Maranhão x River
04/06 - Potiguar x River
11/06 - River x Potiguar
18/06 - River x Maranhão
25/06 - Uniclinic x River

Grupo A6 - PARNAHYBA
21/05 - Parnahyba x Globo
28/05 - América x Parnahyba
04/06 - Guarani x Parnahyba
11/06 - Parnahyba x Guarani
18/06 - Parnahyba x América
25/06 - Globo x Parnahyba

Veja a tabela básica completa

Análise dos adversários
Altos e River aparentemente caíram em chaves sem encrencas. O Parnahyba caiu no grupo mais difícil até o momento - digo até o momento porque os outros times ainda podem se reforçar.

Na chave do Tubarão, está o Globo, vencedor do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Guarani, de Juazeiro do Norte, terminou a fase classificatória do Campeonato Cearense em quarto lugar e está nas quartas-de-final. De boa campanha em 2016, o América escapou ontem (8) de ser rebaixado no Campeonato Pernambucano - nos critérios de desempate.

No grupo do Altos, o Santos, assim como outros clubes do futebol amapaense, não possuem histórico de bons resultados contra piauienses. O Cordino atualmente briga com Marnahão e Moto Club por duas vagas nas semifinais do 1º Turno do Campeonato Maranhense. O Tocantins estreia domingo no Campeonato Tocantinense contra o Sparta.

Para o River, a missão da classificação por hora não mete medo. O Uniclinic foi o oitavo na fase classificatória do Cearense e vai encarar o Ceará nas quartas-de-final. O Maranhão está na briga pelas semifinais do 1º Turno do Maranhense. E o Potiguar, de Mossoró (RN), foi apenas o sexto entre oito equipes no 1º Turno do Estadual.

Por Fábio Lima/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: