sábado, fevereiro 25, 2017

Quadricíclos não podem circular nas praias

O major Pacífico, comandante da Companhia Independente de Policiamento de Turismo (CIPTur), explicou que estão sendo realizadas as apreensões dos veículos que não se enquadram na legislação.
A reclamação de um leitor sobre a proibição de andar de quadriciclo nas praias do município de Luís Correia, no litoral piauiense, e que a polícia Militar estaria realizando apreensões de veículos. Muitos não sabem, mas para andar de quadriciclo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que é Obrigatório o porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B, o veículo precisa ter placa de identificação traseira, idêntica as das motocicletas, e o condutor deve usar capacete com viseira. Para esse tipo de veículo só é permitido rodar apenas em vias urbanas e são proibidos de circular em rodovias estaduais e federais.

O major Pacífico, comandante da Companhia Independente de Policiamento de Turismo (CIPTur), explicou que estão sendo realizadas as apreensões dos veículos que não se enquadrarem na legislação e que não é permitida a circulação em algumas praias porque o litoral piauiense é área de desova de tartarugas marinhas. Muitos filhotes das tartarugas acabam sendo mortos atropelados pelos veículos que circula nas praias. A proibição ajuda a proteger os animais.

“Tá sim [ocorrendo apreensões], se estiver circulando na praia, porque é crime ambienta. É irregular. No caso da praia, alguns locais possuem tartarugas marinhas, é área de preservação ambiental. Não pode. Também tem muitos que circulam sem os itens de segurança, como capacete e habilitação. Na cidade só pode andar se estiver equipado, de acordo com a legislação. Na via pública tem que andar dentro das normas de trânsito”, afirmou.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Ziza Carvalho, afirmou que a proibição visa proteger os animais. O Estado do Piauí possui uma grande área que é usada pelas tartarugas marinhas como desova, por isso o governo tem colocado várias placas alertando sobre a proibição de andar de quadriciclo em uma área de preservação ambiental.
Secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Ziza Carvalho
(Foto: Lucas Dias)
“É proibido na parte onde tem desovas de tartarugas. Tem alguns lugares em que a Semar colocou placas proibindo trânsito de veículos em praias. Temos algumas placas nas praias de Barra Grande, Barrinha, Arrombado, alguns trechos entre as praias Peito de Moça e Coqueiro. São vários setores que possuem essas placas proibitivas, para proteger os animais”, explicou.

Arão Lobão, diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) afirmou que o órgão tem ajudado na fiscalização e conscientização da população. Ele disse esperar que a população tenha conscientização sobre circular com veículos na praia e que também é necessário garantir a segurança dos banhistas.
Arão Lobão, diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI)
“Nossas ações de Luís Correia são de fiscalização e educação e trânsito. Temos equipes nas duas funções. Não é sensato andar de quadriciclo no local onde se tem banhistas. Existe uma delimitação do espaço onde não é permitido para garantir a segurança dos banhistas e dos próprios condutores de veículos”, destacou o diretor.

Por Bárbara Rodrigues/GP1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: