quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Piauiense Horácio Almendra, ex-presidente da Philips, morre aos 72 anos

Faleceu no último dia 30 de janeiro o ex-executivo da Philips para América Latina, o piauiense José Horácio Gayoso e Almendra, no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo onde tratava de um câncer no reto, descoberto em 2015.
José Horácio Gayoso Almendra foi o responsável pela construção de toda a estrutura física e doação de equipamentos de ponta para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, inclusive um mamógrafo e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a primeira instalada no interior do Piauí.

A Philips doou a UTI e o tomógrafo, equipamentos modernos instalados no hospital, que presta serviço para todo o Norte do Piauí, Maranhão e Ceará. José Horácio partiu dessa vida deixando esposa, dois filhos, as irmãs Maria Inês e Ana Maria e o irmão João Henrique.

José Horácio nunca deixou de estar presente na vida do Piauí, principalmente pelo carinho que ele tinha a família. Mesmo longe, viajando o mundo ele sempre fez questão de estar no seu dos seus.

Um grande piauiense
José Horácio Gayoso e Almendra era natural de Teresina (PI), nascido em 25/02/44.  Casado com a teresinense Araci Martins de Sousa Gayoso e Almendra, advogada.

Formado (1966) em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro).  Laureado como primeiro aluno (Prêmio Carlos de Carvalho) e orador da turma.

Pós-graduado em Finanças (Financial Management Program – General Electric Academy)

Participou do International Program for Senior Executives (IPSE) – Philips Training Center (Groenendaal – Holanda)

Iniciou sua vida profissional em 1964 no Banco do Brasil;

Em 1965 ingressou na General Electric (GE) do Brasil, onde permaneceu até setembro/1974. Dirigiu a construção e início de operação da GE do Nordeste em Recife, onde também foi professor de Custos Industriais na Universidade Católica de Pernambuco.

Em outubro/1974 iniciou sua carreira de 31 anos na Philips, tendo sido:
- Controller da Philips Eletrônica do Nordeste (Recife),
- Diretor Gerente da Philips da Amazônia (Manaus),
- Diretor de Compras do Grupo Philips no Brasil (São Paulo),
- Diretor da Inaska (Corretora de Seguros e Gerenciamento de Risco do Grupo Philips no Brasil),
- Gerente Geral Financeiro da Philips no Brasil,
- Diretor Administrativo e Financeiro (CFO)  da Philips Portuguesa (Lisboa),
- Diretor Gerente da PSS Associação Philips de Seguridade Social e
- Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) da Philips América Latina (São Paulo).

Em maio/2005, quando encerrou suas atividades na Philips criou, com dotação inicial daquela Organização, uma Fundação, através da qual tem sido possível financiar vários projetos na área de saúde e educação.

A partir de 2007, aprofundou sua dedicação à causa da educação, tendo assumido a Presidência do IQE – Instituto Qualidade no Ensino.

Com informações de Caroline Oliveira | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: