sábado, fevereiro 25, 2017

Gêmeos escapam por túnel durante fuga em massa da penitenciária

A fuga teria ocorrido, provavelmente, durante a troca de plantão, pela manhã. 
Alan e Alex, os gêmeos, escapam da Penitenciária Regional Irmão Guido, de Teresina, durante fuga em massa.
Uma fuga em massa foi registrada na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, neste sábado (25). De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), 26 detentos fugiram por um túnel cavado na  cela 16 no pavilhão C. Entre os fugitivos estão os gêmeos Alan e Alex, alvos da operação Tsunami, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, nesta semana.

Os irmãos Alex dos Santos Nunes e Alan dos Santos Nunes estão na penitenciária desde o ano passado, são considerados de alta periculosidade e, inclusive, comandariam assaltos a residências de luxo de dentro do presídio, de acordo com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

"A Polícia Civil faz todo um trabalho, detecta que estes dois presos estão de dentro da unidade prisional comandando o crime organizado e não se toma uma providência de remover esses presos que são de alta periculosidade para um presídio de melhor segurança", questiona José Roberto, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

José Roberto aponta falhas na estrutura do presídio e diz que há indícios de que os detentos contaram com ajuda externa para empreender fuga. 

"O túnel foi cavado na cela 16. O que separa a cela 16 da parte externa é só uma parede. O túnel não é de muito tempo...Na Irmão Guido. eles conseguem cavam túnel em meia hora, pois lá não há estrutura. O piso é apenas uma capinha de cimento e areia. O túnel deu acesso a uma área entre o paredão do presídio e o muro. Eles saíram de dentro do pavilhão e quebraram o muro. Há indícios de que o muro tenha sido quebrado de fora para dentro do presídio, pois próximo ao buraco no muro foram encontrados uma marreta e um ferro", finaliza o presidente do Sinpoljuspi.

A Penitenciária Regional Irmão Guido tem capacidade para 324 detentos, mas abriga 483.

Por Graciane Sousa/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: