segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Continuam as obras de revitalização da Praça da Graça

Praça da Graça passa por obras de revitalização e breve voltará a ter a beleza de antigamente.
A Praça da Graça, um dos cartões postais de Parnaíba, está recebendo um cuidado todo especial da atual gestão. Já faz alguns dias que diariamente é possível ver trabalhadores na recuperação da praça. A instalação elétrica passou por uma reforma, mas alguns postes tiveram os reatores novamente queimados e as lâmpadas voltaram a ficar apagadas por conta de um erro de projeto e toda vez que chove os reatores molham e danificam, por ficar em baixo do calçadão de bloquetes. Para esta falha já está sendo pensada uma forma de corrigir.

A fonte luminosa passa por uma reforma e dentro em breve voltará a ter a beleza de antigamente. A varrição da praça, para mantê-la sempre limpa, vem sendo feita de forma sistemática.


A Praça da Graça foi erigida no local da antiga “Lagoa da Onça” e abriga ao seu redor a Catedral de Nossa Senhora da Divina Graça, erguida em 1770 por Simplício Dias da Silva para os cultos das famílias tradicionais da cidade naquela época. Outra igreja, a do Rosário, também do século XVIII, de arquitetura muito simples e com um ‘ar’ singelo de pobreza, foi construída para os escravos e os menos afortunados. A Catedral era lugar para os brancos ricos e com descendência europeia, enquanto a do Rosário era para os negros e os mais pobres.

Encontra-se também nesta praça o Monumento da Independência em homenagem à independência do Brasil e o Marco Zero de Parnaíba. Além disso, abriga casas bancárias, lojas e cinema.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba / Fotos: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba

2 comentários:

Anônimo disse...

Só falta agora adotar nos pontos de estacionamento ao redor da praça, o sistema rotativo com determinado tempo de permanência de cada veículo para facilitar a vida dos parnaibanos que tem assuntos a tratar no centro da cidade, bem como, a visitação dos turistas à praça, às igrejas e etc.

Biomédica disse...

Verdade!