sábado, fevereiro 18, 2017

Capela dos Dois Irmãos, próximo ao aeroporto, está abandonada

Capela Dois Irmãos recebe muitos visitantes diariamente que fazem peregrinação até o local pagando promessa. Muitos levam objetos simbolizando parte do corpo como braços, pernas ou levam velas para acender.
Além da capela onde os Dois Irmãos estão sepultados, no cemitério São Sebastião no Bairro São Francisco, em Parnaíba, existe outra no local onde eles morreram vítimas de um terrível acidente e também é bastante visitada. A capela fica ao lado dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Piauí (E.F.C.P.), próxima à entrada da estrada de acesso para o bairro chafariz, quase na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Internacional Dr. João Silva.

O acidente
Os dois irmãos, que eram surdos, procedentes do estado do Ceará, que vieram para o Piauí nos anos de seca da década de 40, morreram atropelados por um trem no ano de 1942, quanto tinham apenas 19 anos de idade.
Eles se deslocavam para conhecer o mar e seguiam pelos trilhos para a praia de Atalaia na antiga Amarração, hoje Luís Correia. Quando ao passar próximo ao aeroporto de Parnaíba ficaram abismados observando um avião que aterrissava naquele momento. Como era a primeira vez que viam aquela cena, ficaram encantados e não perceberam a aproximação do trem que mesmo o maquinista apitando demoradamente, eles por serem surdos, e mais o barulho do avião, nada perceberam e foram atropelados e mortos tragicamente.

Muitos parnaibanos ainda hoje visitam aquele local. Outros até pagam promessa fazendo a peregrinação a pé.
A cruz com a coroa de flores foi local exato onde os dois irmãos tombaram mortos.
Seria interessante uma visita do prefeito Mão Santa aquele local, vez que demonstra tanta simpatia por esta trágica história e que fosse feita uma revitalização do local que se encontra abandonado pela ação do tempo.

Quem desejar fazer uma visita é só pegar a BR 343 em direção a Luís Correia e entrar na rua da residência do ex-prefeito José Hamilton (antiga rua de acesso ao aeroporto) e quando chegar na Rua Padre Raimundo José Vieira, dobrar a esquerda que a capela está a cerca de 100 metros a frente.
Objetos representando partes do corpo são colocados dentro da capela.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba (Fotos: Darklise Albuquerque / Jornal da Parnaíba)

Nenhum comentário: