sexta-feira, janeiro 13, 2017

Prefeitura inicia trabalho de abastecimento de água na zona rural

Abastecimento de água potável na zona rual de Parnaíba
A prefeitura Municipal de Parnaíba iniciou nesta quinta-feira (11), a distribuição de água potável na zona rural. O carro pipa esteve durante todo o dia na comunidade Olho d’água, onde atendeu muitas famílias que vinham consumindo água sem nenhum tratamento, recebida diretamente do rio Igaraçu.

A zona rural viveu abandonada durante os últimos 12 anos e vinha enfrentando  inúmeros problemas, dentre os quais,  a escassez de água. Em algumas localidades como Xixá  e Bom Sucesso existe água encanada, porém, não é apropriada para consumo humano, por ser salobra. Moradores relatam que a água não serve sequer para lavar roupa.

Pequenas famílias deixavam seus recipientes às margens da estrada e  levaram em média de 70  à 200 litros para suas casas.

“Acreditamos que a nova gestão do prefeito Mão Santa vai solucionar esse problema. Ficamos em outras ocasiões sem o abastecimento por muitos dias, sem falar que existe uma promessa de trazer água encanada de qualidade há mais de 12 anos”, disseram alguns familiares do senhor Antônio Hilton, morador do local.

Na localidade Bom Sucesso, 30 famílias convivem com a precariedade  da falta de água. Eles informam ser necessário que  haja cautela ao usar a água, por que dá apenas para beber e cozinhar.

Em áreas mais afastadas  e com estradas vicinais em condições precárias, o carro pipa faz o possível para abastecer caixas e manilhas de residências com mil litros de água.

Nesta primeira semana, essas comunidades foram abastecidas com água suficiente. O trabalho da secretaria de Defesa Civil, juntamente com outros órgãos da prefeitura, os quais darão prosseguimento ao trabalho, levando água para toda a zona rural.

Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: