sexta-feira, janeiro 27, 2017

Área com suspeita de febre amarela passa por borrifação

“Homem fumacê” trabalhando ruas do bairro Bebedouro
Nove quarteirões próximos ao Mercado da Guarita no bairro Bebedouro, foram borrifados no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (26). Equipes do setor de Endemias e da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Parnaíba fizeram o bloqueio e investigação da área onde foi detectada uma criança com suspeita de ter contraído febre amarela quando estava em Minas Gerais. De acordo com o supervisor de endemias, Vítor Dourado, a medida é preventiva para evitar uma possível proliferação do mosquito, caso a criança esteja mesmo infectada. No momento a garota está hospitalizada aguardando o resultado dos exames.

A imagem do “homem fumacê” andando pelas ruas do bairro causou espanto aos moradores que relataram até ter esquecido da existência dessa atividade de saúde. A quantidade de muriçocas é tão grande que alguns queimam estopas para afastar os insetos. “Aqui em casa a gente queima estopas porque tem muita muriçoca e repelente é muito caro. Finalmente lembraram da gente, pois tinha muito tempo que não tinha borrifação no nosso bairro”, disse o assistente de mecânica, Yatan Oliveira.


Homem fumacê fazendo o trabalho nas proximidades do Mercado Municipal da Guarita
O médico e secretário de Saúde, Valdir Aragão, acompanhou a ação e andou nas casas dos moradores orientando-os a não deixarem água parada tanto dentro de objetos, quanto em jardins. “Temos que combater o criadouro local, o qual causa a proliferação das larvas e o aparecimento do mosquito. A sociedade precisa ter bastante cuidado com água parada, que é o local ideal para o mosquito se reproduzir. Não somente recipientes, mas também outros locais como jardins, onde determinadas flores acumulam água e acabam servindo de habitat para o mosquito, devem ser verificados. Nesses casos, ao regar a planta, a pessoa pode colocar água sanitária ou um produto químico chamado cautrine, dissolvido na água e pulverizar o jardim. Além de matar muriçoca, acaba também com as moscas e baratas de casa”, orienta o médico.  
O médico e secretário de Saúde, Dr. Valdir Aragão, acompanhou a ação e visitando moradores fazendo orientações

A ação durou cerca de três horas. Um carro de apoio distribuía o produto químico nas bombas pequenas que eram aplicadas pelo homem fumacê. O combate ao mosquito terá continuidade nesta sexta-feira (27), com um mutirão em todo o bairro. Os guardas sanitários visitarão as residências com as bombas e também será feita a distribuição de panfletos educativos da campanha.

Área de risco de febre amarela:

Mais de 3 mil municípios de 19 estados têm recomendação para vacinação contra a febre amarela. Parnaíba é uma das cidades que está dentro da área de risco, portando com recomendação da vacinação.
• Norte – Acre; Amazonas; Roraima; Amapá; Pará; Rondônia; Maranhão, Tocantins
• Nordeste – Piauí; Bahia
• Centro-Oeste – Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Distrito Federal
• Sudeste – São Paulo; Minas Gerais;
• Sul – Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná.

Se você vai viajar para alguma dessas regiões ou determinados países no exterior também é importante tomar a vacina. Confira na matéria do Viagem Livre http://bit.ly/2k6ut1c

O dados são do Ministério da Saúde.

Da redação

Nenhum comentário: