quarta-feira, dezembro 28, 2016

Parnaíba vai receber 10 novos leitos de UTI Neonatal

Além de autorização para aquisição de equipamentos para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.
Novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA
O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguram nesta quinta, 29, dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Essa unidade intensiva integra um conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês. Além de entregar mais esta ação, o governador e o secretário assinam a autorização para aquisição de equipamentos e mobiliários para o Hospital, com recursos garantidos de emendas parlamentares.

De acordo com Francisco Costa, o HEDA é um importante hospital e estratégico, daí os investimentos feitos constantemente, tanto na estrutura, como também na aquisição de equipamentos, o que vai aumentar a capacidade resolutiva do hospital. “Agora, vamos ter a oportunidade de dar uma nova estrutura para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde vamos melhorar a qualidade e ampliar a oferta do atendimento na gestação de alto risco. Serão dez leitos adequados com toda RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) recomendada pela Vigilância Sanitária e assim atender bem os neonatos que precisam de cuidados intensivos”, relata.

A unidade vai realizar atendimentos de alto risco a recém-nascidos ou que necessitem de cuidados especiais. A estrutura está equipada com aparato tecnológico adequado, além de equipe multiprofissional que garante um atendimento mais eficaz à população.
Novas UTIs de Parnaíba
Outro importante avanço para a assistência hospitalar é a autorização de equipamentos, mobiliários e insumos para o HEDA. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar e totalizam mais de R$ 3,6 milhões de recursos liberados este final de ano. Francisco Costa comemora a autorização dos parlamentares que vai permitir a aquisição de equipamentos com recursos oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares, como da época do senador e hoje governador Wellington Dias, do deputado federal Assis Carvalho, da senadora Regina Sousa, que disponibilizaram recursos diretamente para esse importante hospital da rede estadual. Parte dos recursos são de programas de projeto de Secretaria de Estado da Saúde.

Mais saúde em Parnaíba
A Secretaria de Estado da Saúde vem aumentando a oferta de atendimentos de média e alta complexidade na região, bem como fortalecendo a atenção primária à saúde. Este ano, a Saúde entregou à população de Parnaíba a ala pediátrica do HEDA, com 15 novos leitos para melhor atender a população infantil da região. Também foi autorizada a reforma dos leitos da Clínica Cirúrgica, o que vai garantir maior rotatividade das cirurgias.

Além disso, já está em fase de conclusão, o ambulatório de Alto Risco de atendimento à mulher, que vai funcionar na maternidade do HEDA. Outra obra em fase avançada de construção é a da Casa da Gestante, residência para acolhimento à mulher, de acordo com os padrões de atendimento da Rede Cegonha.

O Programa Olhar Bem também esteve na Planície Litorânea, com atendimento de consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita. Lá foram realizadas 1.100 cirurgias, contemplando os municípios do território. Os atendimentos foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas.

A implantação do atendimento em oncologia foi outra ação de grande impacto para a região. A única unidade credenciada pelo SUS a atender pacientes com câncer fora de Teresina, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferta à população da região tratamento às principais neoplasias notificadas, que são as de câncer de mama, colo do útero e próstata.

Por Denise Nascimento e Graciene Nazareno | Edição: José Wilson/Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: