sexta-feira, dezembro 23, 2016

Liderança de Mão Santa coloca Parnaíba no Centro com projetos regionais focados no desenvolvimento

Mão Santa acompanhado dos prefeitos da planície litorânea.
Ao que parece o prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, não está muito interessado em ouvir a conversa dos seus colegas prefeitos da região, que integram o Consórcio dos Municípios da Planície Litorânea, fundado em 2013 mas que até agora pouco ou quase nada andou, “por conta da acomodação de alguns”, como diz o prefeito Herbert Silva, reeleito para administrar a Ilha Grande do Piauí por mais 4 anos.

Mão Santa não concorda muito com os objetivos centrais do Consórcio que seria o cumprimento de exigências do Ministério Público, que deseja que Parnaíba receba todo o lixo desses 11 municípios vizinhos, sendo que atualmente o “aterro sanitário” existente na cidade não comporta sequer o lixo aqui produzido. A outra discussão do consórcio é ligada ao transporte de doentes desses municípios para Teresina. Há um plano do Governo do Estado de criar uma Policlínica em Parnaíba, o que diminuiria o fluxo de pacientes para Teresina e Parnaíba seria o polo principal. Mas quando essa Policlínica vai sair?!
Na frente
Mão Santa e os prefeitos das cidades litorâneas.
Mão Santa quer sair na frente e está propondo aos prefeitos da região litorânea (Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Araioses no Maranhão), todos com potencial turístico, que se reúnem em uma Associação visando o fortalecimento do setor. “Se nos unirmos, falarmos, bradarmos, vamos impulsionar o turismo, porque até nossa posição geográfica nos favorece, por estarmos no meio, entre os Estados do Maranhão e do Ceará”, defende Mão Santa.

A presença do prefeito de Araioses nessa Associação, segundo ele, é porque aquele município está próximo, com suas ilhas no Delta do Parnaíba. Mão Santa lembrou que turismo é que traz desenvolvimento e que, segundo dados estatísticos, de 8 empregos gerados 01 é no setor turístico. Na primeira reunião desses prefeitos realizada na quarta-feira, foi lembrado que o governo do Piauí parece desconhecer o potencial turístico da região, visto trata esses municípios com descaso. “Se reúnem e decidem tudo em Teresina, sem nos consultar”, disse Joca Vidal, do trade turístico de Parnaíba.

Por Bernardo Silva
Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba   

Nenhum comentário: