domingo, novembro 27, 2016

XI Festival do Caranguejo de Ilha Grande vem sendo um sucesso

O XI Festival do Caranguejo de Ilha Grande vem recebendo um grande público e tem seu encerramento neste domingo.
Teve uma extensa programação o segundo dia do XI Festival do Caranguejo da Ilha Grande (PI), evento que começou na sexta-feira (25) e tem seu encerramento neste domingo (27), no município localizado a 326 quilômetros ao norte de Teresina.

Logo no início da manhã, por volta das 8h teve início os roteiros turístico com City Tour pelo Delta do Parnaíba. As 12h teve início a Feira Gastronômica e show musical com Farias e Banda. As 19h30min foram iniciadas os shows musicais com DJ Dom, Higo Souza e para encerrar a banda Xote de Primeira.

Durante todo o dia os proprietários de restaurantes e quituteiras elaboraram pratos que concorreram ao Concurso Gastronômico, que já é tradição no festival na qual foram trabalhadas novas receitas e aprimoramento de pratos a base de caranguejo.

Dona Raimunda Queiroz com o prato mangue do caranguejo foi a vencedora do Concurso Gastronômico do XI Festival do Caranguejo de Ilha Grande.

O objetivo do festival é destacar o potencial da região por meio da culinária. Os visitantes encontram o que há de melhor da gastronomia regional a base de caranguejo. Os participantes das consultorias receberam ainda dicas de higiene pessoal e de manipulação de alimentos.

Precedendo o festival houve ainda um curso de Garçom Básico, com duração de 20 horas. Os participantes aprenderam sobre competências gerais e específicas no que concerne à ética, cidadania e qualidade do serviço, abrangendo higiene e segurança, além de conteúdos básicos referentes às técnicas de trabalho desse profissional.

O Concurso Gastronômico aconteceu na sexta-feira (25), quando os proprietários de restaurantes e quituteiras prepararam as receitas criadas para o festival. Foram avaliados critérios como originalidade, combinação e harmonia dos ingredientes, sabor, aroma e textura. É observada ainda, a postura profissional e uniformização do chef.

Além de concurso gastronômico, a programação do Festival do Caranguejo envolve também Feira Gastronômica, apresentações artísticas e musicais, e atividades turísticas.

Neste domingo (27) será o encerramento com vasta programação como pode ser conferido abaixo.

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira prestigiou o evento. Na oportunidade ele destacou que havia destinado emenda parlamentar para que o Festival do Caranguejo pudesse acontecer.





Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: