sábado, novembro 26, 2016

Praia acessível é uma realidade no Piauí

Inaugurado em julho de 2016, o projeto possibilita um turismo acessível no Complexo Turístico da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia

Praia Acessível (Foto:Divulgação Seid)
Proporcionar às pessoas com deficiência momentos de lazer na praia, com segurança, dignidade e autonomia foi que o Projeto Piauí Praia Acessível surgiu. A ação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau.

Inaugurado em julho de 2016, o projeto possibilita um turismo acessível no Complexo Turístico da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. A ação conta com equipamentos que garantem segurança e acessibilidade (cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar), uma esteira de acesso ao mar, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Além de monitores capacitados que promover o banho de mar assistido.

Matéria relacionada:  Piauí Praia Acessível estava sem funcionar neste sábado.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, explica que o projeto promove o lazer de forma segura para que as pessoas com deficiência possam usufruir do banho de mar sem preocupação. “O Piauí Praia Acessível é um projeto piloto inovador. Hoje as pessoas com deficiências que visitam o litoral piauiense podem praticar o banho de mar assistido acompanhados por monitores e salva-vidas. Isso garante momentos de lazer, em igualdade de oportunidade com as demais, promovendo a inclusão”, frisa o gestor.

Praia Acessível (Foto:Divulgação Seid)
Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Para Carla Mônica, mãe de pessoa com deficiência, o Praia Acessível é uma realização de um sonho. “Sou de Corrente e foi com muita emoção que trouxe meu filho para aproveitar o mar. Antes, sem o projeto era muito difícil trazê-lo para a praia. Mas agora com esse espaço vamos proporcionar mais o lazer para meu filho”.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o Praia Acessível é inovador e proporciona lazer para muitas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Desde o início do projeto, ficamos felizes em realizá-lo, já que isso iria beneficiar tantas pessoas para o acesso ao mar. E está dando certo, o que nos motiva a querer expandir para outras praias”.

Por Thays Pessoa | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: