sábado, novembro 05, 2016

Parnaíba encanta com história, praia e único delta em mar aberto

'Programão' as belezas de mais um município no quadro 'Isso é Piauí'.

Uma terra com ventos que sopram a favor do desenvolvimento e da beleza natural.  Destaque no Programão deste sábado (05), a cidade de Parnaíba, sediada no litoral do estado, teve sua história, beleza e riquezas em evidência no quadro Isso é Piauí.

A segunda maior cidade do Piauí tem 150 mil habitantes e guarda o único delta em mar aberto das Américas. Mas o programa começa a contar todas essas virtudes do município relembrando a sua história, que começa na Praça da Graça.

O professor historiador Erasmo Amorim frisa que a Praça da Graça guarda lembranças dos moradores. O local era ponto de encontro dos casais na década de 40 e 60 e ainda preserva o monumento criado em homenagem à proclamação da independência do Brasil em Parnaíba, no dia 19 de outubro de 1822, que aderiu ao grito proclamado por Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga.

O nome da praça é uma homenagem à padroeira da cidade: Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, mas a cidade tem outras maravilhas como o Centro Histórico composto com 830 casarões do século XVIII que contam a história do município; e a praia de Pedra do Sal, que tem um aspecto rústico em contraste com farol. Lá, o Programão descobriu um passeio bem diferente, em um carro à vela.

O autônomo Herbert Quadrado, criador do veículo, diz que a ideia surgiu com inspiração no surf como forma aproveitar uma das grandes potencialidades do loca, os   ventos de até 80 km  por hora em algumas épocas do ano.

E o passeio do quadro Isso é Piauí se encerra com uma visita ao Porto das Barcas,  ponto de origem da cidade que desenvolveu com base na exportação de  carne de gado por meio de embarcações que tinham fácil acesso ao mar.  No Porto também existem diversos armazéns que hoje são pontos de artesanatos, de alimentação e pousadas.

(Confira a reportagem completa e conheça melhor Parnaíba)

Jornal da Parnaíba com informações do Gshow Globo

Nenhum comentário: