terça-feira, novembro 29, 2016

Leitura Objetiva

Câmara de Parnaíba tem 160 servidores
A Câmara Municipal de Parnaíba tem 160 empregados, segundo informações enviadas ao TCE-PI. Isso dá em média um servidor para cada mil habitantes. Mas quem faz uma visita à câmara fica impressionado com a quantidade de gabinetes fechados, há dificuldades até para se colher alguma informação. Não há controle de entrada e saída de pessoas, nem mesmo dos vereadores se estão ou não na casa naquele momento.

A minoria
Não podemos crucificar a todos, pois tem gente que trabalhe muito naquela casa legislativa, conhecemos alguns deles que nunca faltam, mas estes são uma minoria e são vistos diariamente. Alguns vereadores nem podem reclamar, pois alguns dificilmente aparecem lá. Tem que haver uma nova gestão para balançar as estruturas e dar moralidade.

Transparência imediata
A Lei da Transparência foi criada para garantir aos cidadãos a possibilidade de fiscalizar as administrações públicas, identificando e coibindo práticas de corrupção. Por este motivo, o próximo presidente tem a obrigação de colocar as informações da câmara a disposição no site da Transparência com a maior brevidade possível. O candidato que não tiver este compromisso não deverá ter o apoio dos seus pares.

Sem Jogos Estudantis
Além de não realizar os Jogos Olímpicos Estudantis Parnaibanos que vinham sendo realizados há 41 anos de forma ininterrupta, a prefeitura não se dignou a emitir uma nota sequer sobre o porque da não realização em 2016. A competição mobilizava cerca mil e quinhentos estudantes de escolas públicas municipais, estaduais, privadas, universidades e instituto técnico. Este foi miais um evento esquecido pela administração.

Sem iluminação pública
Quando a noite cai os parnaibanos que não tem iluminação pública em sua rua e não contam mais com serviço de manutenção, sem ter para quem reclamar são obrigados a se recolher por medo dos assaltos. Os comerciantes tem que fechar suas portas a exemplo dos moradores da rua principal do bairro Morada dos Ventos e de parte da Avenida Princesa Isabel, dentre outras dezenas de ruas às escuras.

Jornalismo de resultado
Após noticiarmos o problema da iluminação pública em parte da Avenida Princesa Isabel que já durava uma semana, felizmente veio uma solução na tarde desta segunda-feira (28). Desta vez, a equipe que realizou o trabalho trocou toda a fiação antiga por uma mais moderna. Vamos torcer para que outros locais da cidade sem iluminação seja feito o mesmo trabalho.

Cartão Reforma: Inscrições começam em janeiro
Cartão Reforma para as famílias de baixa renda  iniciará em janeiro com as inscrições de propostas no site do Ministério das Cidades. Cada estado e município terão valores estipulados previamente. O programa Cartão Reforma visa garantir benefício às famílias de baixa renda que desejam fazer reforma, ampliação ou conclusão de suas casas. O programa é destinado ao combate do déficit qualitativo e todo o processo será gerenciado por um software. O limite da renda familiar neste programa é de no máximo R$ 1.800 reais e poderão receber até R$ 9 mi, sendo que a mão-de-obra é de responsabilidade dos beneficiários.

Luz para Poucos
No Piauí, cerca de 23 mil famílias ainda aguardam a instalação de postes, fios, transformadores para que a energia chegue em suas casas. Os piauiense além de sofrerem com a seca e com a pobreza ainda sofrem pela falta de energia. O sofrimento poderia ser amenizado se a energia elétrica fizesse parte do dia-a-dia dessas famílias.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: