quinta-feira, novembro 17, 2016

Indefinição da mesa diretora da CMP é um dilema para o futuro gestor municipal

Câmara Municipal de Parnaíba - Edifício Elias Ximenes do Prado.
A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Parnaíba para o biênio 2017/18 permanece indefinida. Em conversa de bastidores fala-se muito da possibilidade do vereador Carlson Pessoa ser o presidente, e que as articulações estarim avançadas, mas esbarra num acordão feito nos corredores para que Carlson não assuma a presidência. “Ele pode fazer parte da mesa, mas presidente não”, teria dito um vereador de vários mandatos que pelo visto não quer ver o Carlson revirando papéis de outras gestões.

O vereador Carlson Pessoa tem dito aos amigos que só tratará da eleição da câmara depois da diplomação dos eleitos, o que deverá ocorrer dia 14 de dezembro. Até lá tratará apenas do seu atual mandato, pois aos seu ver ainda tem muitas questões a serem debatidas.

E quem seria o presidente da confiança do Mão Santa? Para governar com tranquilidade o prefeito de Parnaíba precisa ter além do presidente do poder legislativo, dois terços da casa, ou seja, 12 vereadores que sejam fiéis para votar os projetos do executivo e barrar qualquer tentativa que possa atrapalhar a governabilidade.

Embora esteja calado sobre esta questão, pois sabe que este é um assunto exclusivo dos vereadores, sua pretensão é não interferir na eleição da câmara, mas o prefeito eleito, Mão Santa, precisa ter um presidente que não seja hostil a sua gestão. Este é um dilema que deve atormentar Mão Santa daqui até primeiro de janeiro. Mas como ele costuma dizer “quem tem tempo não tem pressa”, ele terá até 31 de dezembro para fazer as articulações políticas que lhe garanta uma mesa diretora de seu agrado.

Uma das medidas que Mão Santa irá tomar no início de sua gestão é encaminhar um projeto de reforma administrativa para reduzir o número de secretarias e para isso precisa ter uma sinalização da câmara de que o projeto será aprovado, pois não seria bom iniciar um mandato com uma derrota naquela casa.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: