quarta-feira, novembro 23, 2016

Curta sobre cidade piauiense fatura prêmios em Encontro nacional de cinema

'A ampulheta: Memórias de Areia e Vento' conta as memórias de povoado no Norte do estado que sofre com o avanço das dunas.

O curta "A Ampulheta - Memórias de areia e Vento" faturou dois dos principais prêmios elegidos pelo júri técnico do Encontro: Melhor direção, para Thiago Furtado e Melhor Fotografia, para Jonathan Dourado.
Durante o último final de semana, a cidade de Floriano se tornou a capital nordestina do Cinema. O 11º Encontro Nacional de Cinema e Vídeos do Sertão movimentou a cena cultural do estado e trouxe exibições de filmes premiados para a plateia piauiense, do dia 16 a 20 de novembro. O Piauí foi a estrela do evento. O documentário "Deixa a Chuva Cair", de Juscelino Ribeiro ficou com os prêmios de Melhor Filme, Roteiro e filme eleito pelo júri popular. O curta "A Ampulheta - Memórias de areia e Vento" faturou dois dos principais prêmios elegidos pelo júri técnico do Encontro: Melhor direção, para Thiago Furtado e Melhor Fotografia, para Jonathan Dourado. 

O filme conta a história do povoado de Porto dos Tatus, no litoral do Piauí. Parte das casas que formavam o município foram encobertas pelas dunas que circundam a região, entre os anos 80 e 90. Gradualmente, os ventos foram empurrando a areia, até cobrir diversas casas. O processo de avanço da areia continua, e já ameaça invadir a área de outras residências. Hoje, a parte soterrada da comunidade insiste em existir na memória dos antigos moradores.
 
Cena de "A Ampulheta - Memórias de areia e vento", do piauiense Thiago Furtado
Certas narrativas trazem em si oportunidades para boas metáforas. O tempo e as memórias se fundem no documentário que acerta em cheio no equilíbrio entre o objetivo e o subjetivo mostrado na tela.  Em seis entrevistas, o diretor Thiago Furtado conseguiu captar a saudade e o carinho com que os ex-moradores guardam as lembranças de lá.

Por: Andrê Nascimento/O Dia | Edição: Jornal da parnaíba

Nenhum comentário: