sábado, outubro 22, 2016

Passeios ao Delta do Parnaíba

O passeio se inicia no Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande (PI)
O passeio pelo arquipélago começa pelo porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. O passeio em uma lancha com capacidade para cinco pessoas custa a partir de R$ 250,00 e o barco para 60 pessoas custa a partir de R$ 60,00 por pessoa.

Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba perdendo apenas para ilha Grande de Santa Isabel, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes. A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para pessoas interessadas no ecoturismo.
O morro do meio é um dos locais de parada obrigatório pela beleza natural e pelo banho.
Este é o passeio mais procurado pelos turistas que visitam Parnaíba. Trata-se de uma viagem pelos igarapés, rios e mangues que formam a paisagem do Delta a bordo de embarcações com capacidade para até 80 pessoas. Durante o passeio é disponibilizado guias especializados, almoço à base de peixe e caranguejo acompanhado de frutas típicas da região além de fazer paradas durante o percurso para os turistas se refrescarem nas águas do rio Parnaíba.
O passeio é possível banhar nas lagoas formadas por águas pluviais no meio das dunas.

Durante o passeio é possível banhar nas lagoas formadas por águas pluviais límpidas no meio das dunas. Outro atrativo é a apresentação do “Homem Lama” que aparece no meio do mangue e faz uma demonstração da diferença do caranguejo macho e fêmea e sobre a preservação da espécie. 
Homem lama apresenta a diferença do macho e fêmea do caranguejo.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: