domingo, outubro 02, 2016

Leitura Objetiva

Leve sua cola
Para não esquecer o número dos seus candidatos não se esqueça de levar sua cola. Primeiro vota-se no vereador, depois no prefeito. Vote de acordo com sua consciência, o candidato tem que merecer seu voto. Clique AQUI e imprima sua cola.

Seja o juiz
Pra quem sonha em ser magistrado, a oportunidade é hoje. Você, eleitor, é o juiz que decide quem deve administrar nossa cidade.

Consulta 
A consulta sobre números de zona e seção eleitoral, além do local de votação, poderá ser feita através do portal do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br). Para acessar as informações, o interessado deverá seguir, pelo menu principal, o caminho: Eleitor > Título e local de votação. Na página, será possível solicitar a consulta tanto por nome quanto pelo número do título. 

Ordem de votação 
Nas eleições municipais 2016, o registro de voto seguirá a seguinte ordem: 1º) vereador e 2º) prefeito. A estimativa para o pleito deste ano é a de que o tempo de votação não ultrapasse um minuto.

Manifestação silenciosa
A manifestação silenciosa de sua preferencia de voto é permitida pela lei eleitoral. Você pode usar o adesivo do seu candidato na sua camisa.

Uso de celular
Deixe o seu celular antes de entrar na cabine eleitoral. Não use creme ou outro produto qualquer que possa atrapalhar a leitura de sua digital. Além do título eleitoral leve um documento com foto.

Carona
Você pode dar carona, mas cuidado para não ser confundido com transporte irregular de eleitor. Para se prevenir não leve material de campanha e evite levar soma elevada de dinheiro.

Compra de voto
Se alguém tentou comprar se voto dê um não pra esse candidato. Lembre-se que votando nele vai faltar segurança, saúde, educação, moradia e infraestrutura na cidade, pois ele vai roubar para comprar seu voto de novo no próximo pleito.

Insônia
Os compradores de votos estavam com insônia e passaram a noite rodando a cidade, mas infelizmente o flagrante nessa gente é difícil porque o esquema é montado com todo o cuidado e agem com muita rapidez e sem adesivo nos veículos.

Disputa polarizada
Parnaíba elege neste domingo, 2 de outubro, o prefeito e 17 vereadores. A disputa está polarizada entre Mão Santa (SD) e Florentino (PT). Dos atuais 17 vereadores 14 disputam a reeleição, mas nem todos voltarão.

Guerra das pesquisas
Devido a polarização dos candidatos Mão Santa e Florentino, os partidários desses dois grupos travaram uma guerra de pesquisas. Muitas mentiras foram passadas nas redes sociais e isso é que tira a credibilidade. Não precisa “fazer o Diabo” para vencer uma eleição.

A porca vai roncar
Depois das 18h a porca vai roncar, o foguetório vai ser ouvido nos quatro cantos da cidade e em algum ponto da cidade vai ter aglomeração para a comemoração da vitória. É o ápice da festa da democracia.

Violência banalizada
No primeiro dia do mês dois assassinato em nossa cidade, um na Pedra do Sal e outro no terminal rodoviário. É a banalização da violência que assusto os parnaibanos.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: