domingo, outubro 09, 2016

Fiepi vai elaborar relatório para o Governo Federal

f
Presidente Zé Filho e o diretor de Assuntos Econômicos da  FIEPI Freitas Neto formarão GT que analisará perspectivas para desenvolvimento do Nordeste.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí Antônio José Moraes Souza Filho e o diretor de Assuntos Econômicos Freiras Neto foram nomeados para compor um Grupo de Trabalho para analisar os entraves e estimular o desenvolvimento do Nordeste e ampliar os investimentos dos Fundos Regionais e reduzir as desigualdades nos nove estados da região.  Estes são os principais objetivos do Grupo de Trabalho instituído nesta sexta-feira (7), pelo Ministério da Integração Nacional. A criação do GT foi publicada no Diário Oficial da União.

O Grupo vai elaborar um diagnóstico de potencialidades regionais e analisar as oportunidades e possíveis investimentos. Dentre as missões estão dinamizar as atividades locais que tenham impacto direto na redução das desigualdades e construir condições econômicas para que cada região possa ampliar a produção a partir dos incentivos e, consequentemente, gerar emprego e renda.

Além de equipes do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), integram o GT representantes do Banco do Nordeste; e das Federações das Indústrias dos estados do Rio Grande do Norte, de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Resta saber o que a Federação das Industrias vai apontar, para que na prática, o desenvolvimento econômico seja retomado no Piauí e por consequência no Nordeste. O GT deverá apresentar um relatório final dos trabalhos num prazo de 90 dias a partir da publicação da portaria. E depois da apresentação deste relatório, o que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Regional, vai executar na prática, sob pena do GT se transformar em mais um grupo de trabalho que gerou apenas ideias.

Por Ubiracy Sabóia | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: