quarta-feira, outubro 05, 2016

Fazenda da Paz leva prevenção de drogas à Parnaíba

O evento será realizado na Escola Estadual Lima Rabelo, Parnaíba. 
Coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa
Quando se trata de dependência química, o melhor caminho ainda é a prevenção e conscientização. A Fazenda da Paz, que já realiza trabalhos em torno disso, leva à cidade de Parnaíba o projeto Testemunho Vivo nesta quarta-feira, dia 5, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Quem sediará o evento será a Escola Estadual Lima Rabelo, localizada na Rua Cel. Lucas Corrêa, 792, no Centro de Parnaíba.

A iniciativa busca prevenir e alertar jovens contra o uso de drogas, realizando um trabalho junto a alunos, corpo docente, funcionários da rede estadual de ensino, além de pais e responsáveis.

A equipe multidisciplinar conta com pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, além do coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, e dois testemunhos vivos, que são pessoas que já foram usuárias de drogas e compartilharão suas experiências, dores e superação da dependência. Através de palestras, debates, reflexões e outras atividades, alunos interagem e absorvem informações em torno das drogas.

A parceria com a Seduc resultou na produção da cartilha Testemunho Vivo, com a tiragem de 35 mil cópias, que explica o que são os entorpecentes e alerta os jovens sobre os perigos por meio de histórias em quadrinhos. Também é possível encontrar dados estatísticos sobre as drogas mais consumidas no país e seus efeitos, além de esclarecer sobre a dependência química e o trabalho desenvolvido pela Fazenda da Paz, que foi a primeira comunidade terapêutica do Piauí.

"O projeto leva prevenção às drogas junto à educação pelos municípios do Estado. Iniciamos este ano e pretendemos que se torne permanente. Já fizemos em São Raimundo Nonato, Teresina, e agora faremos em Parnaíba", explica o coordenador.

Atividade capacita professores
A iniciativa visa ainda a capacitar o corpo docente sobre como agir quando identificar o uso de droga de um aluno, além de sensibilizar a comunidade em geral sobre os perigos da prática.

A Fazenda da Paz é uma instituição que há 22 anos atua no modelo de Comunidade Terapêutica, acolhendo dependentes químicos de forma gratuita, além de oferecer acompanhamento às suas famílias através de reuniões semanais de grupo. A instituição nasceu do Padre Pedro Balzi e de leigos da Arquidiocese de Teresina, sendo implantada pelo Terapeuta Célio Luiz Barbosa.

As Comunidades Terapêuticas são localizadas nas cidades de Teresina, Timon e, mais recentemente em Valença, mas recebem pessoas de várias cidades do Brasil. A Fazenda da Paz também desenvolve um conjunto de ações de caráter preventivo, interventivo e formativo em nível de tratamento de dependência química, através de realização de eventos, campanhas educativas, mobilizações e articulação da sociedade civil. É uma Instituição sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. (M.V.).

Jornal da Parnaíba com informações de Nayara Valença/MN

Nenhum comentário: