segunda-feira, outubro 17, 2016

Aeroporto de Parnaíba completa 45 anos nesta quarta-feira

Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI)
O Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) completa, nesta quarta-feira, 45 anos de operações. Distante a apenas oito quilômetros do centro da cidade, o terminal funciona diariamente de 7h às 19h e conta com voos comerciais de sexta a domingo. As rotas são operadas pelas empresas aéreas Azul e Piquiatuba, ligando a cidade piauiense a Recife (PE) e Teresina (PI).

Inaugurado em 19 de outubro de 1971, o terminal passou a ter voos regulares há apenas dois anos e está localizado na cidade que é considerada um dos grandes polos históricos, culturais e econômicos do estado do Piauí, além de porta de entrada para alguns dos mais belos pontos turísticos do país que integram a chamada Rota das Emoções, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e a Vila de Jericoacoara (CE).

Para o superintendente do terminal, Ezequiel Gomes dos Santos, o aeroporto tem papel fundamental no desenvolvimento regional. “Nos últimos anos, Parnaíba vem registrando aumentos consideráveis na atividade econômica, e o aeroporto é uma das ferramentas-chave desse desenvolvimento”, afirma. “A Rota das Emoções, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, também vem ganhando adeptos no Brasil e no exterior que desembarcam no Aeroporto de Parnaíba para a prática do tão cobiçado ecoturismo brasileiro”, acrescenta.

Com projeto arquitetônico inspirado no Aeroporto Santos Dumont (RJ), o aeródromo é administrado pela Infraero desde 2004. Antes, foi gerido pelo Segundo Comando Aéreo Regional (Comar II) e, em seguida, pelo Governo do Estado do Piauí. Em 2005, o terminal foi habilitado para o tráfego aéreo internacional de passageiros.

O sítio aeroportuário de Parnaíba ocupa área de 2,33 milhões de m². Nele, estão inseridos o terminal de passageiros, que conta com 2,9 mil m², e a pista de pousos e decolagens, que tem 2,5 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, com capacidade para operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que pode transportar até 300 passageiros.

O nome do terminal é uma homenagem ao médico João Tavares da Silva Filho, que foi prefeito da cidade por dois mandatos: o primeiro entre 1967 e 1970 e o segundo de 1983 a 1988.

Jornal da Parnaíba com informações da BrasilTuris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.