sexta-feira, outubro 21, 2016

Abandonada, Praça dos Poetas vira banheiro e depósito de lixo

Durante o dia a Praça dos Poetas serve de banheiro e depósito de lixo e a noite o local é usado para o consumo de drogas e prostituição.
Logo na entrada da Praça dos Poetas uma vasilha grande para colocar lixo passa dias sem ser recolhido
Uma equipe do Jornal da Parnaíba e do Eu Vejo PHB esteve nesta semana na Praça dos Poetas, no centro comercial de Parnaíba e constatou o abandono daquele equipamento público. A Praça dos Poetas, inaugurada na gestão do ex-prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro com o objetivo de tornar o espaço, um centro cultural e de homenagem a poetas locais e regionais, encontra-se abandonado pela prefeitura municipal de Parnaíba. Mato e lixo vai ser a herança que Florentino deixará naquela que um dia foi praça.

O prefeito Florentino Veras retirou alguns vendedores ambulantes da Praça da Graça, troca-troca, e Praça Cel. Jonas e os colocou no entorno da “Praça dos poetas”, institucionalizando o comércio ambulante naquela praça que deveria ser de todos, sepultando a ideia de praça.
Em tempos passados, o local abrigava um terminal de ônibus, onde um grande número de ambulantes faziam vendas para os que embarcavam e desembarcavam, além dos populares que faziam compras na região central da cidade. Hoje não temos o terminal de ônibus e nem a praça.

A única utilidade da praça vem sendo para acumular restos de materiais de lojas e barracas de vendedores ambulantes que ficam ao redor da praça, atraindo ratos e baratas, sem falar do aspecto visual. As grades de ferro que circula o espaço estão enferrujadas pela ação de tempo e a falta de uma nova pintura. 

Sem uso e sem visitantes, a praça virou um depósito de lixo, as placas de bronze com os nomes dos poetas foram arrancadas, bancos quebrados, o jardim sem os tratos culturais morreu. Populares utilizam o local como banheiro público, e em determinados horários, a falta de segurança predomina e quando chega a noite o local é usado para a prostituição e uso de drogas. No espaço, além do relato de muitos assaltos já foi cenário até de assassinato.

A praça, assim como outras no centro da cidade, merece cuidados. Se não houver providências, aos poucos, patrimônios e consequentemente, memórias, perderão o valor cultural diante do tempo.

Shopping popular
Havia um projeto para transformar a Praça dos Poetas no Centro de Parnaíba em um shopping popular da cidade. A ideia era retirar os vendedores ambulantes das ruas e concentrá-los em um só lugar. Vamos torcer para que o novo gestor de Parnaíba encontre uma solução. 
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Edson Luiz

Um comentário:

Anônimo disse...

Conheci esse bela praça logo que foi inaugurada em um passeio com meu irmão que reside em Brasília um verdadeiro monumento e belo ponto turístico, agora nessa situação constrangedora...é uma pena.