terça-feira, setembro 06, 2016

Tamarindeiro mais famoso do mundo está ameaçado

O tamarindeiro mais famoso do mundo, a árvore “Cabelo Penteado” sofre pela falta de gestão.
Tamarindeiro mais famoso do mundo, conhecido como "Cabelo Penteado", sofre pela falta de ação do homem. (Foto: Arnaldo Bessa)
O tamarindeiro mais famoso do mundo, conhecido como “Cabelo Penteado” fica as margens da PI-116, entre a praia do Coqueiro e a praia de Maramar, no município de Luís Correia no litoral piauiense. O tamarindeiro exótico é ponto obrigatório de parada de turistas para aquela foto.

A árvore “Cabelo Penteado”, abandonada pelo poder público em todas as esferas, já dá sinais de depauperamento. Com suas raízes expostas e sujeita a todo tipo de ação predatória do homem e sem os cuidados necessários a sua conservação o Piauí poderá perder esse atrativo turístico em pouco tempo. Apesar do tamarindo ser uma árvore resistente que se adapta bem a nossa região e que costuma viver por mais de duzentos anos, principalmente quando bem cuidada, mas abandonada poderá não resistir por muito tempo.


Não deixem a “Cabelo Penteado” morrer precocemente, façam alguma coisa!

Como sugestão para salvar aquele atrativo turístico e sabedor que o estado não tem como gerir e controlar o acesso sugiro que seja feito um projeto para que a iniciativa privada possa explorar o local. Para isto reservaria um pedaço de terra no entorno da árvore para que algum empresário fizesse um restaurante e explorasse comercialmente tendo como clientela os visitantes da árvore. O empresário ficaria responsável pelo controle gratuito dos visitantes, conservação e tratos culturais da árvore e manutenção do seu entorno.


Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: