segunda-feira, setembro 19, 2016

Nassau promove Semana do Farmacêutico

A atividade vai homenagear os farmacêuticos Raul Furtado Bacellar e Antonio João Castelo Branco Lins.
A Faculdade Maurício de Nassau vai comemorar entre os dias 19 a 23 de setembro, a Semana do Farmacêutico, em referência ao dia 25 de setembro, dia que é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Entre as atividades estão programadas palestras, exposições, orientações e distribuição de material informativo.

Na segunda-feira, 19, às 14h, acadêmicos e professores irão orientar na Escola Liceu Parnaibano, os alunos sobre descarte adequado de medicamentos e riscos da automedicação. No dia 20, de 8h às 12h, será a vez dos pacientes do abrigo São José, Hospital Colônia do Carpina e Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba receber orientação sobre uso e doação de medicamentos e material médico-hospitalar. Na quarta, 8h, a orientação será para um grupo de idosos na Fundação Raul Bacellar e os assuntos abordados serão os riscos de problemas decorrentes da hipertensão e diabetes.

No dia 22 de setembro os farmacêuticos vão entrar em ação na Praça da Graça, localizada no centro da cidade, na oportunidade, acadêmicos e profissionais vão distribuir material informativo para a população e tirar duvidas sobre automedicação além de sensibilização sobre o Zika vírus. No mesmo dia às 18h no auditório do Senai-PI, a palestrante Margarete Akemi Kishi de São Paulo, vai falar sobre a atuação do Farmacêutico na Prescrição de Fitoterápicos e Homeopáticos. Nesta mesma noite, será apresentado o Centro Acadêmico de Farmácia Dr. Raul Bacellar, em homenagem a este farmacêutico que fez história em Parnaíba por atender os pacientes mais carentes e desassistidos.

Para finalizar as atividades será realizada a Exposição da História da Farmácia em Parnaíba em homenagem ao farmacêutico Antonio João Castelo Branco Lins, por seus 50 anos de dedicação à profissão em Parnaíba. No museu, serão expostos materiais referentes às diversas áreas de atuação do farmacêutico, como Análises Clínicas, Manipulação, Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária.

Por Sariny Marques Leao | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: