sexta-feira, setembro 02, 2016

Discutida ações de revitalização da Lagoa do Portinho

Grupo enviará projeto para o Meio Ambiente com ações de revitalização da Lagoa do Portinho.


Na manhã desta sexta-feira (02), o vereador Carlson Pessoa participou de uma reunião em Luís Correia, PI, com a presença do diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues, empresários, ativistas, além da participação de um grupo de pernambucanos que tem empreendimentos turísticos na Lagoa do Portinho. Na pauta, foram tratadas novas medidas a serem adotadas para revitalizar a Lagoa do Portinho.

O parlamentar propôs um projeto de interligação entre o canal dos Tabuleiros Litorâneos e a Lagoa, que de acordo com ele, não querer grandes custos financeiros para ser executado. De acordo com Rodrigues, ainda é possível salvar a Lagoa, no entanto será preciso um trabalho amplo, como o desassoreamento do solo, interligação com a bacia do Rio Portinho, o reflorestamento da margem da lagoa, entre outras ações. 

“Dá pra salvar a lagoa sim, mas ela está bastante castigada e será preciso colocar em prática um trabalho bem amplo para que possamos ver aquele lindo cartão postal como era antigamente”, disse Rodrigues.

Uma das integrantes do grupo pernambucano, dona Lacinha Nilo, relatou que ficou chocada com a cena encontrada na lagoa. “Cheguei aqui sabendo que a Lagoa tinha secado, mas fiquei estarrecida quando vi com meus próprios olhos o que restou da lagoa”, disse decepcionada.

Na reunião ficou decidido que o grupo irá elaborar um projeto, e, juntamente com as devidas licenças, encaminharão um documento para o Ministério do Meio Ambiente a fim de que as medidas sugeridas sejam discutidas e colocadas em prática.


Por Luzia Paula / Ascom

Nenhum comentário: