sexta-feira, agosto 26, 2016

Uso de energia solar é discutido no Art na Barra

Evento conta com palestras, oficinas e rodada de negócios.
Prof. Dr. Albemerc Moura de Moraes falou sobre as vantagens do uso da energia solar (Foto: Misael Martins),
A Feira de Artesanato, Negócios e Turismo – Art na Barra movimenta Barra Grande, no litoral do Piauí. O evento segue até domingo (28), com palestras, oficinas, rodada de negócios e apresentações culturais.

Um dos destaques do Art na Barra foi a palestra Como Reduzir Custos na Empresa Através da Energia Solar, ministrada pelo diretor técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi, Prof. Dr. Albemerc Moura de Moraes.

O palestrante mostrou os diversos tipos de sistemas fotovoltaicos, tanto para uso domiciliar, como para grandes estabelecimentos e para bombeamento de água.

De acordo com Moraes, no Piauí, já existem cerca de 300 estabelecimentos que utilizam a energia fotovoltaica. “Temos um grande potencial para o uso da energia solar. Há cada vez mais interesse da população nesse tipo de geração de energia. Este ano, a implantação de placas fotovoltaicas quadruplicou em relação ao ano passado, em todo o país”, destaca.

O uso da energia solar também contribui para a redução de impactos ambientais, pois a instalação é simples e não exige grandes estruturas de captação e geração de energia.
Palestra sobre o uso de energia solar é discutido no Art na Barra
“Inicialmente o investimento em um sistema de geração de energia solar é relativamente alto, mas em cerca de cinco anos, há uma compensação, pois a energia solar pode reduzir até 50% o valor da conta de luz”, afirma Moraes.

O palestrante também falou sobre a resolução normativa 482, de 17 de abril de 2012, que estabelece condições para minigeração e microgeração dos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Durante o evento, o Banco do Nordeste também apresentou tipos de financiamento para implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica, o FNE Sol, voltado para produtores rurais, industriais, comerciais e prestadores de serviços legalmente constituídos.

Para o presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Luís Pessoa, que estava presente na palestra, é importante que o público tome conhecimento do uso de energias alternativas. “A palestra nos motivou e informou sobre a possibilidade de trazer a energia solar para nossa região litorânea e pro Piauí como um todo, Estado que tem um potencial enorme para que a irradiação solar seja utilizada nas casas e nos estabelecimentos comerciais”, destacou.

O Art na Barra é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; e da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente  de Cajueiro da Praia, em parceria com o Instituto Tartarugas do Delta, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa; Fapepi e Banco do Nordeste.

PIAUÍ SOLAR
Albemerc é também presidente do Instituto Piauí Solar, que tem como objetivo disseminar informações sobre a energia fotovoltaica e também apoiar entidades filantrópicas por meio da utilização dessa energia alternativa.

“Além de informar a população sobre outras modalidades de geração de energia, temos como foco contribuir para a redução de custos com conta em entidades que prestam serviços sociais à população”, acrescenta.

De acordo com estimativas da Aneel, até 2024, mais de 1,2 milhão de consumidores devem passar a produzir sua própria energia, no Brasil.

Atualmente os maiores produtores de energia solar são China, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Itália.


Jornal da Parnaíba com informações da Agência Sebrae de Notícias Piauí

Nenhum comentário: