sábado, agosto 13, 2016

Tutóia apresenta Dança do Caroço típica da região

Cineas vai a Tutóia (MA) para mostrar a dança do caroço.
Neste sábado (13), o Feito em Casa viajou até o município de Tutóia, no Maranhão, para conhecer a dança do caroço, uma manifestação artística típica da região. A dança mescla elementos das culturas indígena e africana e nasceu numa comunidade chamada Dendê.

Na cidade, Cineas Santos conversou com moradores antigos que ainda hoje participam da dança do caroço. Caso de dona Maria Grande, a mais antiga caxeira, pessoa que bate na caixa, um dos instrumentos utilizados na dança.

Dona Maria ainda possui uma caixa, instrumento artesanal feito de tronco, que segundo ela, era do seu avõ. Aos 90 anos, a idosa bateu na caixa e mostrou que não perdeu a prática e continua tocando com naturalidade. Ela disse que virou "caroceira" ainda criança, quando acompanhava as tias, que eram brincantes.

O apresentador entrevistou também um jovem professor de matemática, Wander, brincante e estudioso dessa manifestação. Segundo ele, a origem do nome da dança tem duas hipóteses, uma seria por ser a festa do café, quando os caroços eram pisados, e a outra porque a cabaça, outro instrumento usado na dança, é revestida de caroços.

Cineas finalizou a reportagem confessando estar muito feliz por ter realizado a matéria em Tutóia(MA), pois mostrou o quanto o Brasil é rico e ao mesmo tempo desconhecido de todos nós.

Veja na íntegra a reportagem sobre a dança do caroço de Tutóia (MA)!

Por Marcelo Lopes/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: