domingo, agosto 28, 2016

Site valoriza as riquezas culturais da Ilha Grande de Santa Isabel

A Omega Energia, por meio do programa Janela para o Mundo, realizou na noite de quinta-feira (25), na Unidade Escolar Marocas Lima, em Ilha Grande, o lançamento do site do Circuito Patrimônio Vivo "www.circuitopatrimoniovivo.org", que reúne conteúdos sobre a cultura presente na Ilha Grande de Santa Isabel, municípios de Ilha Grande e Parnaíba.

Para obter informações culturais, religiosas, festivas, turísticas, dentre outras, foi iniciado um levantamento, ainda no início do ano 2013, possibilitando uma interação da comunidade, das associações e das escolas com os organizadores do projeto.

O engenheiro Ambiental da Omega Energia, Samuel Torres, apresentou o endereço eletrônico para estudantes e autoridades presentes no encontro, e destacou a “importância dessa ferramenta que valoriza as riquezas presentes na cultura dos ilhagrandenses e parnaibanos”.

O superintendente de Cultura de Parnaíba, Hélder Sousa, parabenizou a iniciativa da Omega e dos parceiros do projeto. “Uma sociedade com cultura é uma sociedade privilegiada”, afirmou o superintendente.

O secretário municipal de Turismo de Ilha Grande do Piauí, Adilson Castro, também parabenizou a iniciativa e anunciou que “as informações contidas no projeto serão disponibilizadas no Centro de Informações Turísticas do município”.

Durante o lançamento do site, artesãos dos Trançados da Ilha, da Cooperativa e da Associações de rendeiras, artistas, como o professor Batista Gregório, e integrantes da Associação das Marisqueiras apresentaram seus produtos e sua arte, oferecendo pratos típicos da culinária do município para degustação, entre eles o baião de quatro composto por arroz, feijão, peixe e marisco. Também foram apresentados e servidos doces à base do caju feitos pela Dona Socorro, da Associação de Moradores e Pescadores do Labino.

O conteúdo e mais informações sobre o projeto podem ser vistos no site: www.circuitopatrimoniovivo.org.








Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: