terça-feira, agosto 16, 2016

Art na Barra será lançado nesta terça-feira (16) no auditório do Sebrae, em Parnaíba

Art na Barra acontecerá em Cajueiro da Praia; Evento que envolve turismo, negócios e artesanato terá início no próximo dia 25. O lançamento será nesta terça às 16 horas no auditório do Sebrae, em Parnaíba.
Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - Unidade de Parnaíba (PI)
Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba
Parnaíba (PI): A Feira de Negócios, Arte e Turismo – Art na Barra, acontecerá entre os dias 25 e 28 deste mês, na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, distante 384 quilômetros ao norte de Teresina.

O evento tem como objetivo, fomentar o artesanato e a produção associada, fortalecendo a identidade cultural da região. Por meio dessa ação também será promovido o turismo e a gastronomia local.
“O Art na Barra será uma oportunidade de geração de negócios entre as empresas que fazem parte da cadeia de valor da Rota das Emoções no Piauí e ainda uma estratégia de divulgação e fortalecimento do artesanato regional”, comenta a gerente do escritório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
Na programação do evento consta a realização da Oficina Saber Fazer Artesanato que será realizada nos meios de hospedagem de Barra Grande e funcionará como um atrativo para que os visitantes vivenciem essa arte.

Uma palestra sobre energia fotovoltaica será ministrada durante a realização do Art na Barra. Acontecerá também uma rodada de negócios entre empresários e fornecedores daquela região litorânea.

“Outra atividade que será realizada durante o evento será a ação Praia Limpa. Por meio dessa iniciativa queremos conscientizar a comunidade sobre o respeito e cuidado que todos devem ter para manter um ambiente agradável e atrativo”, destaca a gerente.

O Art na Barra é uma realização do Sebrae no Piauí e da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente  de Cajueiro da Praia, em parceria com o Instituto Tartarugas do Delta, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi, e Banco do Nordeste.

ROTA DAS EMOÇÕES
Destinos no Piauí, Ceará e Maranhão compõem o cenário único de sol e mar da Rota das Emoções, eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor roteiro turístico do país.

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

O passeio ao Delta é realmente emocionante. De lancha rápida ou barco, a viagem é de encher os olhos. O verde da paisagem e a diversidade da fauna e da flora fazem da região um dos mais ricos biomas do país. No trajeto, a Caída do Morro é parada obrigatória para apreciar a vista do alto de uma duna ou simplesmente se jogar nas águas do Rio Parnaíba.

Das áreas de mangue, saem os caranguejos que chegam às mesas de vários restaurantes do Nordeste. Como experiência, o turista pode vivenciar a cata desse crustáceo. Para completar essa aventura espetacular, a pedida é apreciar o pôr do sol assistindo a revoada dos guarás, aves de plumagem em vermelho vivo, voando harmoniosamente.

Já Luís Correia, possui diversas praias que chamam a atenção de quem visita o litoral piauiense. Além da beleza marcante, essas praias propiciam a prática de esportes náuticos.  O melhor da culinária regional feita principalmente com camarão e caranguejo é mais uma experiência singular para o turista.

Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, é outro atrativo da Rota das Emoções no Piauí. Nessa antiga vila de pescadores, o turista pode curtir o mar de águas tranquilas e ainda navegar por mangues para ver de perto um dos mais exóticos peixes da nossa fauna, o cavalo marinho. A praia da Barrinha, de tons cristalinos, se assemelha ao mar do Caribe, sendo uma das mais belas paisagens da região, que também se destaca pelo seu clima de paz. O local é também é propício para a prática de kitesurfe, pois as praias reservam aos esportistas ventos fortes e constantes.

Por: Misael Martins | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: