sexta-feira, julho 29, 2016

Dicas de viagem: litoral do Piauí, o menor litoral do Brasil

Estado reúne apenas 66 quilômetros de praias cristalinas, que se contrastam com o encontro do imponente Delta do Parnaíba com o mar.
Piauí tem apenas 66 quilômetros de litoral, marcados por praias de águas limpas e ventos fortes ideais para o kitesurfe
Piauí tem apenas 66 quilômetros de litoral, marcados por praias de águas limpas e ventos fortes ideais para o kitesurfe


Os turistas que visitam o litoral do Nordeste dificilmente escolhem as praias do Piauí como destino. O motivo da pouca procura é simples: "esmagado" entre o Ceará e o Maranhão, o estado possui a menor faixa costeira do Brasil, tem uma capital afastada do litoral, e seu principal atrativo turístico é formado por rios, o Delta do Parnaíba. No entanto, quem opta por visitar os módicos 66 quilômetros da costa piauiense garante que não há motivos para arrependimentos: a região reúne belas praias, sem a badalação dos tradicionais destinos nordestinos.

Apenas quatro municípios do Piauí têm ligação com o mar: Luís Correia, Parnaíba (o mesmo do Delta), Ilha Grande e Cajueiro da Praia. Juntas, elas formam um mini-circuito de praias limpas, relativamente calmas e com infraestrutura predominantemente rústica. O calor é forte, mas os ventos ajudam a amenizar a sensação térmica. Só não se surpreenda com a grande quantidade de kitesurfistas e windsurfistas no mar.

Como chegar

O epicentro turístico do litoral do Piauí é a cidade de Parnaíba, que fica entre o Delta homônimo e o mar. O município até tem um pequeno aeroporto que recebe voos semanais (sempre aos sábados) vindos do Recife, e operados pela Azul. No entanto, a opção mais econômica é desembarcar na capital, Teresina, e enfrentar os mais de 300 quilômetros pela boa rodovia BR-343. Há ônibus para os municípios do litoral.

Onde ficar

As quatro cidades do litoral piauiense têm boa infraestrutura hoteleira. Por conta da fama de ser a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, a cidade de Parnaíba tem maior apelo turístico e, consequentemente, reúne a maior quantidade de hotéis. No entanto, os outros municípios também são uma boa pedida, principalmente para quem procura pousadas "pé na areia". Em Luís Correia, as praias do Coqueiro e do Atalaia reúnem uma grande variedade de hotéis. No entanto, a preferida dos turistas na região é a Barra Grande, praia extensa que fica no município de Cajueiro da Praia.
Porto das Barcas, em Parnaíba, reúne boas opções gastronômicas
Porto das Barcas, em Parnaíba, reúne boas opções gastronômicas

Onde comer

Como todo bom destino de praia do Nordeste, a região reúne algumas boas opções de restaurantes, com destaque para os frutos do mar. Parnaíba tem um pequeno centrinho gastronômico à beira do rio Parnaíba, na região do Porto das Barcas. Nada que se compare à Passarela do Álcool de Porto Seguro, ou a Rua das Pedras de Búzios, mas a boas opções de restaurantes, com destaque para o Caranguejo Expresso e a recomendadíssima Sorveteria Araújo. Em Luís Correia, a Barraca Carlitus se destaca pelos frutos do mar à beira da Praia do Atalaia. Já em Barra Grande, vale bater perna pela orla para selecionar o melhor quiosque de praia.

O que fazer

Luís Correia - Dos 66 quilômetros do litoral piauiense, aproximadamente 45 ficam em Luís Correia. A cidade tem cerca de 30 mil habitantes e se destaca por ser um dos destinos preferidos dos veranistas teresinenses. As praias mais concorridas do município são a do Atalaia e do Coqueiro. Ambas ficam perto do centro e apresentam boa infraestrutura de hotéis, quiosques e restaurantes. A cidade ainda possui faixas menos visitadas e igualmente exuberantes, como Carnaubinhas, Arrombado e a exuberante praia de Macapá. Verdadeiros refúgios com estrutura simples e um mar cristalino.
Atalaia também é bastante frequentada por turistas
Atalaia também é bastante frequentada por turistas

Parnaíba - A cidade do Delta também se destaca por suas praias. Com quase 150 mil habitantes, Parnaíba é o epicentro turístico do Piauí, e conta com excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e agências. No litoral, o grande destaque é a Praia Pedra do Sal, que fica a 14 quilômetros do centro, e tem uma extensa faixa de areia dividida por um morro de pedras, onde há um farol. Essa formação peculiar torna suas águas calmas e límpidas.

Pedra do Sal é a praia mais famosa de Parnaíba, cidade vizinha à Luís Correia
Pedra do Sal é a praia mais famosa de Parnaíba, cidade vizinha à Luís Correia
Delta do Parnaíba - Trata-se o terceiro maior delta do mundo, e uma paisagem única nas Américas. O Delta do Parnaíba é obra natural do rio homônimo, que se divide em diferentes braços e forma mais de 70 ilhas fluviais. O local é repleto de piscinas naturais cercadas por dunas, rios, mangues e lagoas. Para chegar lá, a melhor opção é pegar as embarcações que saem do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, a cerca de 20 minutos do município de Parnaíba - considerado o portal de acesso ao parque.
Delta do Parnaíba é uma paisagem única nas Américas
Delta do Parnaíba é uma paisagem única nas Américas
Cajueiro da Praia - A cidade tem menos de 10 mil habitantes, mas é muito famosa por abrigar a praia mais badalada do litoral do Piauí: Barra Grande, de mar calmo, cristalino, e uma orla salpicada por hotéis, quiosques e restaurantes ao estilo "rústico-chique". Para quem deseja algo mais sossegado, Cajueiro da Praia também oferece as intocadas praias da Barrinha (ao lado da Barra Grande) e Morro Branco.
Barra Grande é, para muitos, a praia mais bonita do Piauí
Barra Grande é, para muitos, a praia mais bonita do Piauí
Ilha Grande - Parnaíba ganha a fama, mas é em Ilha Grande que fica o Porto dos Tatus, cais que serve de base para os passeios pelo Delta do Parnaíba. Por esse motivo, o pequeno município de menos de 10 mil habitantes costuma receber muitos turistas, apesar da infraestrutura simples.
Fonte: Pure Viagens

Nenhum comentário: