sexta-feira, junho 24, 2016

Hospital de Parnaíba realiza cirurgias em pacientes neonatais

As crianças foram submetidas a cirurgias de traqueostomia e gastrostomia, sem precisar se deslocar para outros centros.
Heda realizando cirurgias de alta complexidade (Foto: James Almeida)
Uma das metas da Secretaria de Estado da Saúde é o fortalecimento da rede hospitalar no interior do Piauí para a realização de procedimentos de alta complexidade. Meta essa alcançada mais uma vez pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, que realizou duas cirurgias em pacientes neonatais, na quarta-feira (22).

"As cirurgias neonatais são de alta complexidade e realizadas, exclusivamente, por cirurgiões pediatras, porque são específicas da categoria", explica Ivo Viana, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar.

“Atualmente, existem poucos profissionais para a grande demanda de toda a extensão do nosso estado. E como surgiu essa demanda de dois pacientes necessitarem de procedimentos cirúrgicos em Parnaíba, no Dirceu Arcoverde, aventou-se a hipótese de realizar as cirurgias no próprio hospital, já que a unidade dispõe de toda uma estrutura física, de profissionais adequados, neonatologistas e UTI para isso”, disse o diretor.

Com isso, a secretaria deslocou equipes de cirurgiões para realizar os procedimentos cirúrgicos em crianças que permanecem sendo acompanhadas na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. “Com isso, evitamos a ocupação de leitos em Teresina e que sobrecarregasse ainda mais os hospitais da nossa capital”, completou Ivo Viana.

De acordo com o diretor do Hospital Dirceu Arcoverde, Alípio Sady, as cirurgias de traqueostomia e gastrostomia com cirurgia de refluxo nas crianças que têm problemas neurológicos foram realizados em tempo hábil, com equipe de médicos e estrutura e aparato hospitalar ideais.

“Vários avanços estão sendo feitos no Heda, focando sempre na resolutividade e os resultados positivos já são realidade, o que beneficia diretamente o usuário do SUS, evitando a evasão de pacientes para outros centros, podendo ser atendido com qualidade aqui mesmo em Parnaíba”, enfatiza o Alípio Sady.


Edição: Jornal da Parnaíba | Por Samara Augusta

Nenhum comentário: