terça-feira, junho 14, 2016

A banda de música municipal

Com 130 anos de existência, fundada pelo mestre de obras Pedro Braga, a nossa banda de música municipal foi a segunda criada na cidade. É uma das mais antigas do Nordeste. Em Parnaíba, antes dela existiu uma formada por escravos e pertencia a Simplício Dias da Silva. Na gestão do jornalista Arlindo Leão, à frente da Secretaria de Cultura, a nossa banda de música viveu momentos que ficarão eternizados.

Ganhou entre outros benefícios, um livro sobre a sua existência (121 anos em 2007), foi tombada como patrimônio artístico, histórico e cultural, recebeu oficialmente um nome (Simplício Dias, aprovado pela Câmara Municipal) e um momento que marcou a sua história, foi regida por um dos maiores pianistas do mundo, Arthur Moreira Lima, em solenidade realizada pela “APAL” no auditório da Universidade Federal do Piauí (Campus Ministro Reis Velloso), na noite de 25 de julho de 2008.

Arthur Moreira Lima esteve em Parnaíba para uma apresentação no dia 27 de julho de 2008 (concerto ao ar livre), na avenida São Sebastião em frente ao Ideal Center (próximo ao Mirante), noite que ficou marcada na memória dos parnaibanos.

Foi Arlindo Leão como secretário de cultura que a banda de música ganhou instrumentos novos (projeto junto ao Ministério da Cultura) e dois fardamentos (social e de gala). Além disso, valorizando o trabalho dos músicos, Leão junto ao prefeito conseguiu dobrar os salários de todos os componentes da banda, que recebia em dia, diferentemente de hoje, cujos proventos além de não atingirem o teto do salário mínimo deixaram de cumprir data de pagamento e flutuam nos mares da incerteza e da insegurança. Pouco antes de deixar a pasta, o então secretário ainda se articulava para a aquisição de um alojamento e transporte próprio, quando teve de deixar o cargo de secretário em 2009. Vale ressaltar que esses dois últimos itens são antigos sonhos dos músicos que compõem o quadro permanente da banda.

Da redação

Nenhum comentário: