quinta-feira, setembro 12, 2013

UFPI divulga lista de investimentos no Campus de Parnaíba incluindo salas do curso de Medicina

O MEC planeja criar mais 2,4 mil vagas de Medicina. O Programa de expansão de vagas de graduação vai priorizar universidades do Norte e Nordeste. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba irá oferecer 80 vagas já em 2014.

A Universidade Federal do Piauí, Campus de Parnaíba, divulgou nesta quarta-feira (11) uma nota oficial com informações sobre as providências relativas a várias reinvindicações dos estudantes, professores e funcionários. Entre as providencias anunciadas pelo professor Alexandro Marinho, diretor do campus, estão construção de salas para o curso de Medicina, manutenção predial do campus, criação de uma comissão de descentralização orçamentária, aquisição de ônibus, móveis, carteiras escolares e mobília.

Os temas abordados pela direção do campus de Parnaíba foram estes:
1.    Construção de novas salas de aula e Construção do bloco de Medicina.
O setor de arquitetura conforme informado anteriormente entregou o projeto final para o prédio da medicina e o prédio que contemplará novas salas de aula, gabinetes para docentes e área de convivência para os estudantes. Todos os projetos destas obras estão disponíveis no site da UFPI/Parnaíba.  Lembrando que estes recursos foram adquiridos pela Reitoria via MEC e estão assegurados, aguardando somente o orçamento dos projetos para empenhar.


2.    Empenho para compra de móveis, carteiras escolares e mobília.
Foi executado o empenho de um milhão e quarenta e sete mil reais para aquisição de móveis/equipamentos de mobília, aguardando apenas a entrega do material pela empresa ganhadora do pregão, ressaltando que a responsabilidade para finalização e entrega é da gestão do Campus.

3.    Aquisição de novos data shows
 Já se encontram comprados 250 data shows, dos quais 50 serão destinados ao Campus e deverão ser instalados ainda para funcionamentos para o próximo semestre.

4.    Aquisições de novos bebedouros.
Recentemente a UFPI adquiriu 100 bebedouros para uso de toda a universidade, destes 50 já foram entregues sendo destinados ao Campus de Parnaíba três bebedouros para entrega quinta feira 12 de setembro.

5.    Aquisição de um ônibus para o Campus.
Por meio de recursos adquiridos pela Reitoria via MEC foi comprado um Ônibus que deverá ser entregue em breve.

6.    Criação da comissão para descentralização orçamentária da UFPI.
A Pró-Reitora de Planejamento solicitou a Direção do Campus nomes para compor a Comissão que construirá a matriz que distribuirá os recursos de capital de custeio entre os Campi e Centros para o ano de 2014.

7.    Empenho para manutenção predial do Campus
Foi aprovado um novo empenho que contemplará a manutenção predial nos seguintes pontos: Reforma dos banheiros danificados, ampliação e reforma do laboratório de anatomia, reforma de alguns laboratórios do setor 1 e reforma da estrutura de saneamento para descarte de substancias contaminantes.

8.    Contratação de uma nova empresa para terceirização de serviços essenciais do Campus.
Abertura de licitação para contratação de uma nova empresa de contratação de serviços essenciais tais como: Vigilância, Servente de Limpeza, Operadores de Micro, Copeira, Atendente, Porteiro dentre outras, ressaltando que todas as contratações contemplarão a necessidade de vagas informadas pelo Campus, eliminando também os desvios de funções.

9.    Sobre empresa MAFRA.
Através de oficio, foi informado a Direção do Campus, que a Procuradoria Jurídica da UFPI já está tomando os encaminhamentos necessários.
10.  Seguimento aos andamentos dos pedidos do Campus.
A planilha com o andamento dos pedidos solicitados pelos cursos está disponível no site UFPI/Parnaíba, ressaltando que partes dos pedidos já se encontram com seus editais pronto para pregão.

11.  Discussão do problema de internet do Campus.
Em conversa com a comissão do NPD/UFPI/Teresina, fomos informados que se dirigirá a Parnaíba, a pedido da Direção, uma comissão que investigará o funcionamento da internet e os serviços prestados pela empresa vencedora da licitação OI. Também ficou claro que grande parte do problema de infra estrutura da rede de internet do Campus confunde-se com o problema geral da infraestrutura da cidade de Parnaíba. Por meio deste, reconhecemos que o problema de internet do Campus é complexo e que demandará um esforço conjunto de toda  comunidade acadêmica para mobilização e solução do mesmo. Agendaremos a visita dos técnicos para próxima semana e discutiremos maneiras alternativas para sanar o mais rápido esta questão.

Prossegue a nota do diretor Alexandro Marinho.
É claro e evidente que existe uma movimentação positiva por parte da Gestão Superior para a solução dos problemas do Campus de Parnaíba, e diante disso reafirmamos nossa postura dialógica enfatizando que todos os esforços feitos pela comunidade acadêmica nos últimos meses foram válidos e de extrema importância para construção destes momentos. Deste modo, agradecemos a todos que se movimentam em prol de uma universidade que maximize a qualidade de ensino e forme profissionais e pesquisadores com qualidade, sempre pensando nos interesses que beneficiem a todos.


Edição do Jornal da Parnaíba | Com informações de F. Carvalho/a24horas

Nenhum comentário: