sexta-feira, agosto 09, 2013

Parnaibano, que foi fotógrafo do Presidente Juscelino, será homenageado

O prefeito Florentino Neto se reuniu nesta sexta-feira (09) com os professores Pedro Jorge de Castro e Paulo José Cunha para tratar do resgate da memória de Mário Fontenelle.

Mário Fontenelle, ainda jovem saiu de Parnaíba, sua terra natal, indo morar em Belo Horizonte, onde encontrou Juscelino Kubitschek, de quem foi empregado.

Na campanha presidencial Juscelino deu uma máquina fotográfica para Fontenelle e o parnaibano encontrou a sua vocação, tornando-se, a partir de então, fotógrafo.


Como fotógrafo é o responsável por mais de 5.000 fotos de todo o período da construção de Brasília, registrando o cotidiano da obra, do presidente Juscelino, de Oscar Niemeyer, de Lúcio Costa e de todos os candangos, operários da construção da nova capital.


O projeto de resgate passa pela gravação de um documentário a partir de Parnaíba, passando por Belo Horizonte e Rio de Janeiro e, ao final, chegando em Brasília, onde Fontenelle pode construir a única obra fotográfica que registra cada momento do surgimento de uma cidade.

O Prefeito Florentino disse ter ficado emocionado com a grandeza da obra de Mário Fontenelle e com a possibilidade de nossa cidade participar de tão importante resgate.

Além do documentário, está sendo pensado a montagem de uma exposição em Parnaíba. Para tanto o prefeito informou o desejo de dialogar como Curso de História da UESPI para tratarem do apoio às atividades de pesquisa em Parnaíba.

Da redação do Jornal da Parnaíba | Por: Superintendência de Comunicação
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: