segunda-feira, junho 10, 2013

Parnaíba: 302 anos de historia de um povo religioso

Hermida de N. S. do Mont Serrat
Parnaíba (PI) completa nesta terça-feira, 11 de junho, 302 anos em que o primeiro templo religioso foi construído para que seus primeiros moradores pudessem fazer suas orações aos finais de semana. A Ermida de Montserrat, a construção religiosa mais antiga da região tem quatro metros quadrados e foi edificada em pedras no dia 11 de junho de 1711. Tendo como data a construção da mesma, Parnaíba completa nesta terça-feira 302 anos de existência. Ermida hoje faz parte do patrimônio tombado pelo IPHAN

A imagem da primeira padroeira de Parnaíba foi guardada na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo localizada na Praça Irmão Dantas, em Piracuruca – Piauí.

Um fato curioso na história da mais bela cidade do litoral piauiense é da primeira padroeira de Parnaíba – Piauí, Nossa Senhora do Montserrat. Conhecida também, por ser padroeira dos navegantes. Em 1711, com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e outros moradores da região, João Paulo Diniz construiu na cidade de Parnaíba, uma capela para a santa vinda de Portugal. Posteriormente a padroeira foi levada para município de Piracuruca em 1712, por causa dos ataques de índios Tremembés.

Imagem original de N.S. do Monte Serrat
em Piracuruca-PI
Na comemoração dos trezentos anos, ocorrido em 11 de junho de 2011, os fiéis se reuniram em torno da celebração religiosa na catedral da Graça para uma celebração religiosa a uma comemoração inédita e uma réplica da imagem da primeira padroeira de Parnaíba foi levada até o altar da catedral. A ação lembrou a data onde há 300 anos foi feita a procissão no momento histórico em que surgia Parnaíba. Depois os índios Tapuas a levaram a Piracuruca em 1712 para preservá-la dos ataques dos Tremembé, índios rivais.

A imagem original foi guardada na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, localizada na Praça Irmão Dantas, em Piracuruca – Piauí, onde permanece até hoje.

As datas magnas de Parnaíba:
As três datas magnas do município: 11 de julho de 1711, criação da Vila Nossa Senhora de Montserrat; 18 de agosto de 1762, renomeação da vila que passa a ser chamada de São João da Parnaíba e em 14 de Agosto de 1844, elevação da vila à categoria de cidade, com o nome de Parnaíba.

Réplica de N. S. do Monte Serrat
Na comemoração dos trezentos anos os fiéis se reuniram em torno da celebração religiosa na catedral da Graça para uma celebração religiosa a uma comemoração inédita e uma réplica da imagem da primeira padroeira de Parnaíba foi levada até o altar da catedral. A ação lembrou a data onde há 300 anos foi feita a procissão no momento histórico em que surgia Parnaíba. Depois os índios Tapuas a levaram a Piracuruca em 1712 para preservá-la, onde está até hoje.



Nenhum comentário: