terça-feira, novembro 13, 2012

As férias de junho em Amarração

Ponte metálica sobre o rio Portinho
Lembro bem, que era uma aventura gostosa a viagem de trem Parnaíba/Amarração. A "Maria Fumaça" brilhando e fumegante, soltando fagulhas pela chaminé, os vagões que formavam o comboio; primeiro o carro de carga e logo os de 1ª e 2ª classe. Às 17 horas o trem apitava anunciando a partida. Os últimos retardatários, carregados de pacotes de pães e biscoitos, escapando pelos dedos, eram empurrados para o vagão. Todos se acomodavam; muitos sentados, muitos de pé, proseavam sobre os acontecimentos do dia. Com um apito longo o trem deixava para trás a zona urbana, e eu com os olhos compridos, tentava vislumbrar na casa amarela encimada com uma estrela branca (meus avós paternos) algum vulto amigo.

Passávamos o São João, agora todos descontraídos, chegávamos ao Catanduvas. Mais duas paradas, Floriópolis e Berlamina, e já divisávamos a velha e fascinante ponte de ferro sobre o Rio Portinho. O ranger oco das rodas de ferro sobre os trilhos e a fumaça do trem, a altura da ponte, que se nos afigurava enorme, com o rio caudaloso lá embaixo, as fagulhas entrando pelas janelas, o medo do enxame dos maribondos que podiam atacar, tudo conspirava para aumentar o medo, e dar assas à nossa imaginação infantil. Respiração presa, até o trem chegar novamente em terra firme. Outro apito prolongado e triunfante, passávamos o Cemitério Branco, os primeiros casebres, e logo a estação cheia de gente, principalmente de meninos já com a cor local, para saudar efusivamente os recém-chegados. Todos falavam ao mesmo tempo, davam ordens e faziam perguntas. Trouxe as bolachas? E a carne? Peixe que é bom, hoje não apareceu. Fomos à Atalaia pela manhã, o João se queimou com uma caravela. O banho do trapiche hoje a tarde foi sensacional!

Entardecia de repente, e logo a noite se aproximava. Carregado de embrulhos, chegávamos até a casa, onde mamãe nos esperava com o jantar à mesa. Acendíamos os candeeiros para os dormitórios, e o petromax era bombeado e levado à sala de jantar. Não havia luz elétrica. As casas mais preparadas , às vezes tinham bicos de carbureto. Depois dos comes e bebes, saíamos para o campo em frente, onde os outros meninos já nos esperavam. Era a hora do reconhecimento. Quem já chegou? Na rua da frente já estão seu Paulino, o Sued e seu Amaury, dona Maroquinha ainda não veio, dizem que está esperando uma neta linda, que vem passar as férias. Na nossa rua. as Pires já estão instaladas. O Cel. José Ribeiro e dona Edméia já estão programando novos passeios. O pessoal do seu Juvenal apareceu também hoje. Ainda não encontramos o seu Dedé Oliveira. Amanhã cedo acho que vamos fazer um "pique-nique" na ponte.

O céu era uma purpurina só. Milhões de estrelas ao nosso alcance. O vento fresco que soprava trazendo até nós o barulho do mar, música para nossos ouvidos, que embalaria nossos sonhos logo mais, e nos acordaria com mais vigor ao raiar de um novo dia.

Crônica transcrita do Livro "Estórias de uma Cidade Muito Amada" de Carlos Araken e publicado no facebook de Helder Fontenele
Edição: Jornal da Parenaíba
Clique aqui e saiba mais informações de Parnaíba e região

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu eѕtaѵa ρгocurando informações ѕobre grаtuitos е
encοntгou o seu web.
Here is my weblog :: portugal