terça-feira, abril 05, 2011

Imagem da primeira padroeira de Parnaíba, N. S. do Monte Serrat, está em Piracuruca

O altar da igreja de Nossa Senhora do Mont Serrat em Parnahyba está sem a sua santa original dese 1712
Imagem de N.S. do Monte Serrat
em Piracuruca-PI
A imagem da primeira padroeira de Parnaíba foi guardada na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, localizada na Praça Irmão Dantas, em Piracuruca – Piauí.

A história de Parnaíba, traz riquezas que são guardadas na memória, seja contada por livros ou então por quem teve contato ao longo da vida com fatos que retrataram a realidade local.

Um fato curioso na história da mais bela cidade do litoral piauiense, é da primeira padroeira de Parnaíba – Piauí, Nossa Senhora do Mont Serrat. conhecida também, por ser padroeira do navegante. Em 1711, com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e outros moradores da região, João Paulo Diniz construiu na cidade de Parnaíba, uma capela para a santa vinda de Portugal. A padroeira foi levada para outro município em 1712, por causa dos ataques de índios Tremembés.

Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo em Piracuruca - PI
A imagem foi guardada na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, localizada na Praça Irmão Dantas, em Piracuruca – Piauí. A imagem permanece lá até hoje.

Talvez por falta de força política e social, este patrimônio não voltou às suas origens históricas, já que em Parnaíba, ainda permanece no mesmo local, a capelinha construída para recebê-la muitos anos atrás.

Edição: Jornal da Parnaíba
Por: Tacyane Machado/PCN
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas
Imagem de Nossa Senhora do Mont Serrat na igreja em Piracuruca

Fotos: Tacyane Machado

Um comentário:

rabiscoperdido disse...

Lindalva N. de Sousa
E-mail apasparnaiba2@hotmail.com