quarta-feira, março 30, 2011

Trem Turístico fará linha entre Parnaíba e Praia de Atalaia em Luis Correia

O Sonho de Alberto Silva será realizado

Os primeiros testes para inauguração do Trem turístico de Luís Correia foram realizados nesta quarta feira. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões.

Já está tudo quase pronto para inauguração da primeira composição do trem de passageiro que fará a ligação de Tereaina (PI) a Luis Correia no litoral do Piauí. O governador do Estado, Wilson Martins, esteve, ontem em Parnaíba, numa visita aos trabalhos de montagem das composições que equiparão o Trem Turístico de Luis Correia. O projeto inclui obras de construção e remodelação da via permanente e edificações daquele sistema ferroviário. O retorno do trem unindo os diversos municípios do Piauí, por onde irá passar o trem, segundo o governador, é uma antiga reivindicação da população da região. A visita foi acompanhada pelo secretário de Turismo do Estado, Silvio Leite e prefeitos da região do Médio e Baixo Parnaíba.

O equipamento ferroviário está sendo fabricado em Teresina e Parnaíba. Serão duas composições que entrarão em funcionamento já no primeiro semestre de 2011, há previsão de disponibilidade para mais duas a partir do próximo ano. As composições serão do tipo Veículo Leve de Passageiros (VLT) com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição. Os trens terão tração a diesel hidráulica mecânica e serão formados por três vagões climatizados. A velocidade máxima operacional será de 80 km/h em bitola de 1,6 metros para evitar descarrilamento.

A implantação do trem turístico prevê a restauração e/ou remodelação da malha ferroviária, inclusive a recuperação de linha ligando o a Praia de Atalaia a estação do centro no município de Luis Correia e Parnaíba, e a utilização de modernos trens de passageiros para fazer a ligação inicial entre esses dois municípios que, juntos, têm cerca de 200 mil habitantes. O investimento total é da ordem de R$ 20 milhões.

A ligação ferroviária entre as estações de Teresina a Luis Correia terá, além das duas estações, outras intermediárias, que também serão recuperadas. O sistema contará com duas oficinas de manutenção, sendo uma em Teresina e outra em Parnaíba e um Centro de Administração e Controle de Trens informatizado. O prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, vê grande importância na iniciativa que irá trazer diariamente, em torno de 700 pessoas para o litoral, a partir da inauguração. Outro aspecto destacado pelo prefeito será o forte intercâmbio social com os 11 municípios que fazem parte da rota do trem, e mais opções de transportes de passageiro.

Desculpem se o fiz ler a narrativa do meu sonho, é que estava muito cansado e dei um cochilinho. Acordei tão feliz achando que tudo aquilo era verdade. Que pena! O trem turístico foi apenas um sonho! Ou será que o Dr. Alberto Silva me transmitiu alguma mensagem?

Por José Wilson
Publicação: Jornal da Parnaíba
Observação: texto reeditado e atualizado.
Sua publicação pela primeira vez foi em 12.10.2009 por este blogueiro no portal vooz.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá, eu sou o Papa e vou celebrar amanhã na igreja dos redentoristas!

Anônimo disse...

Sr. Editor, como vc pode dar espaço e credito para uma chacota a Parnaiba?! Isso é Menosprezar a inteligencia dos Parnaibanos. Lametavel Sr. editor seja mais criterioso com suas noticias.

Kid Vigarista disse...

O anônimo das 10:28 deve ser doido, come bosta ou rasga dinheiro.
Na interpretação dele aqui foi feita uma chacota com Parnaíba. Já li e reli a reportagem, os comentário e não consegui ver a chacota. Seria bom que ele esclarecesse melhor ou não será ele é que deseja fazer uma chacota?