sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Parnaíba terá 8 UBSs nos próximos dias

A Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) prepara os últimos detalhes para entrega ao município de Parnaíba, no litoral piauiense, de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS)


As UBSs são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades.

A Assistente da Gerência de Atenção Básica à Saúde da Família, da Sesapi, Adriana Araujo explica que a ação vai fortalecer a estratégia de atendimento em Parnaíba. “O Ministério da Saúde financia a construção de Unidades Básicas de Saúde nessa modalidade, por transferência fundo a fundo – o que facilita a execução e agiliza a implantação das unidades. Vamos aumentar a qualidade dos centros de saúde e ampliar o alcance do ‘Saúde da Família’”, afirma Adriana.

As unidades básicas de saúde são um grande avanço, segundo Adriana, principalmente para a qualificação da atenção básica. A assistente informa que essas construções terão impacto direto na saúde dos parnaibanos. “Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio do PSF. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas. A presença desses profissionais é de extrema importância para que mais mães e crianças vivam com saúde”, afirma.

As unidades contarão com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera. Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde do Governo Federal.

As cidades mais populosas do Estado serão beneficiadas com mais de uma UBSs. São elas: Teresina: 12, Parnaíba: 8, Picos: 2. O restante dos municípios também já foi contemplado em 2010 e agora se prepara para receberem as novas instalações.

Segundo Adriana Araujo, na próxima semana será definida todos os detalhes para acertar a entrega das UBSs. “Já estamos entrando em contato com os municípios, a secretária está animada com mais essas obras e dentro de poucos dias estaremos anunciado a entrega”, finalizou.

Clique na figura do envelope ai em baixo e envie esta notícia a um amigo.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: